Gaudium news > “A Alegria em São João vem do dom inviolável da vida”, comenta Bispo de Braga

“A Alegria em São João vem do dom inviolável da vida”, comenta Bispo de Braga

Braga – Portugal (Terça-feira, 26-06-2018, Gaudium Press) A questão da “sacralidade e a inviolabilidade da vida humana” foi a temática principal da homilia da Missa comemorativa da Solenidade do Nascimento de São João Batista

São João em Braga 2 .jpg

Saltar de Alegria

O bispo auxiliar da Arquidiocese de Braga, Dom Nuno Almeida, que presidiu à celebração, aconselhou os fiéis em suas reflexões a aprender com São João Baptista a “saltar de alegria” pelo dom da vida.

Dom Nuno Almeida recordou a uma multidão que participou da Missa campal comemorativa da Solenidade do Nascimento do Batista que “todo o clima de alegria, que gira em torno de São João, vem do dom da vida, da alegria de nascer e vir a este mundo”.

O jornal da diocese de Braga “Diário do Minho”, reportou que em sua homilia Dom Nuno Almeida quis destacar que “nunca é demais proclamar a sacralidade e a inviolabilidade da vida humana” e aconselhou os fiéis e diocesanos ali presentes a alegrarem-se com o nascimento de João Baptista e a aprender com ele “a saltar de alegria” pelo dom da vida.

Bem mais de mil pessoas ouviram com atenção a homilia que proferiu Dom Nuno no Largo de São João da Ponte, em Braga.
O Bispo Auxiliar de Braga recordou aos presentes a história de vida de S. João Baptista, lembrando com ênfase que “quando Isabel teve um filho, seus vizinhos e amigos partilhavam da sua alegria”.

São João em Braga

São João em Portugal300px-King_David_dancing.JPG

Em Braga, as comemorações do Nascimento de São Batista são conhecidas pela sua alegria e a religiosidade de celebrações de Missas, procissões, representações bíblicas.

 

São João transformou-se numa festa popular das mais concorridas em todo Portugal.

Ela desenvolve-se durante o mês de junho e chega a seu ápice na noite de 23 para 24.

 

A origem dos festejos já é secular. Antigos documentos apontam par o século XIV, porém é muito provável que sua origem seja ainda anterior.

 

Desde muito tempo o ponto central das comemorações fica no entorno da Capela de S. João da Ponte, edificada no século XVI a mando de Dom Diogo de Sousa.

São João em Braga 1 .jpg

As comemorações dão ensejo a que a cidade seja intensamente decorada, e fique cheia de arranjos florais.
As ruas do centro histórico e as principais ruas da cidade por vezes, parecem jardins.

 

Na noite de S. João milhares de pessoas ocupam as ruas da cidade com martelinhos e o alho porro. 

 

O Rio Este, serve de palco a tradicionais quadros bíblicos referentes a São João Batista. De um dos lados do Rio é representado o batismo de Cristo e do outro lado São Cristóvão, com o menino Jesus aos ombros, sobre as águas do Este. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas