Em Mariana (MG), cerimônia homenageia Servo de Deus
Mariana – Minas Gerais (Sexta-feira, 15-06-2018, Gaudium Press) A Arquidiocese de Mariana celebrará nesta sexta-feira, 15 de junho, às 19h, a missa em ação de graças pelo encerramento da fase diocesana do processo de beatificação do Servo de Deus Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida. A cerimônia acontecerá no Santuário de Nossa Senhora do Carmo, seguida de sessão pública de encerramento com as formalidades canônicas.
Após a conclusão da fase diocesana pelo Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese de Mariana em 21 de maio passado, os trabalhos ultrapassam o número de 6 mil páginas, incluídos os anexos. Os originais ficarão arquivados e lacrados na Arquidiocese de Mariana, enquanto duas cópias serão encaminhadas à Santa Sé.
O Monsenhor Roberto Natali Starlino, delegado episcopal do processo, afirmou que os documentos serão entregues para Congregação para as Causas dos Santos.
“Estes documentos iniciais enviados à Roma irão comprovar a virtude de Dom Luciano. Na congregação serão nomeadas duas comissões, uma para analisar a teologia dos escritos e outra para analisar a parte histórica. Esses documentos serão estudados, para ver se estão seguindo as exigências da lei e para ver se não há nenhum erro de doutrina. Depois de tudo aprovado, essas comissões irão dar uma nota ao material. Com a aprovação, o Papa vai dar um decreto e assim começa a fase em que Dom Luciano será chamado de venerável”, explicou.
Ainda conforme Monsenhor Roberto, para Dom Luciano ser beatificado é necessária a comprovação de um milagre. “Para ser provado este milagre iremos iniciar uma outra etapa, que também terá uma fase diocesana e outra romana. Com o milagre comprovado Dom Luciano se torna beato. Para sua canonização acontecer um segundo milagre precisará ser comprovado”, ressaltou. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese de Mariana
Deixe seu comentário