Arquidiocese Primaz do México pode ter seu território dividido
México – Cidade do México (Quinta-feira, 07-06-2018, Gaudium Press) Com o objetivo de oferecer uma atenção mais próxima e eficaz aos fiéis, a Arquidiocese Primaz do México iniciou um processo de consulta para a criação de Dioceses menores desmembradas do seu atual território.
Criada como Diocese em 1530 e elevada à Arquidiocese em 1546, a Arquidiocese do México se tornou uma das mais povoadas do mundo, atendendo pastoralmente toda a Cidade do México, povoada por cerca de nove milhões de pessoas, e ainda 60 municípios onde residem outras 21 milhões.
No total são 467 Paróquias distribuídas em oito vicariatos episcopais, além de pouco mais de dois mil sacerdotes e 190 diáconos permanentes.
“Este processo consiste na elaboração de relatórios sobre a realidade eclesial e social de cada circunscrição, a fim de considerar a viabilidade da criação de novas Dioceses”, explicou a diretora de Comunicação da Arquidiocese do México, Marilú Esponda.
Os relatórios já foram apresentados ao Núncio Apostólico no México, Dom Franco Coppola, e ao responsável da Conferência do Episcopado Mexicano para a Criação de Diocese e Províncias Eclesiásticas, Dom Eugenio Lira Rugarcía, Bispo de Matamoros.
Caso o projeto seja aprovado pelos Bispos, o resultado será transmitido à Nunciatura Apostólica, que levará o caso à Santa Sé. O Papa Francisco será o responsável pela decisão final. (EPC)
Deixe seu comentário