Arquidiocese de Belém promove Semana do Encarcerado
Belém – Pará (Segunda-feira, 04-06-2018, Gaudium Press) Entre os dias 4 e 8 de junho, a Arquidiocese de Belém, através da Pastoral Carcerária, promove a Semana do Encarcerado, com o tema “Por uma Vida sem Grades: por Grades mais Humanas”. A cerimônia de abertura aconteceu hoje, às 8h30, no Auditório David Mufarrej, na Universidade da Amazônia (UNAMA).
Com a intenção de promover efetivamente uma “Cultura de Paz” e apoiar a promoção dos direitos humanos junto à comunidade carcerária, a Semana do Encarcerado deseja ainda estimular novas oportunidades de trabalho, educação, saúde e lazer e também o resgatar a Dignidade Moral, Social e Cristã da comunidade carcerária.
No primeiro dia da programação, haverá mesa redonda sobre “Diálogo pela Paz por um mundo sem violência”, pelo Desencarceramento e “Por uma vida sem Grades: Por Grades Menos Desumanas”, com a participação do Bispo Auxiliar de Belém e Referencial da Pastoral Carcerária, Dom Antônio de Assis Ribeiro, além de representantes do Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, Superintendente do Sistema Penitenciário do Estado do Pará e da UNAMA.
Com a maior parte da programação da Semana do Encarcerado ocorrendo em centros acadêmicos, com intuito de sensibilizar a comunidade acadêmica da realidade dos encarcerados, o Diácono Ademir da Silva, coordenador da Pastoral Carcerária, explicou que “a idéia é aproximar e criar um olha mais humanizado da comunidade acadêmica e, principalmente, dos alunos dos cursos de Direito, Serviço Social, Psicologia e Saúde, para que assim, futuramente, surjam parcerias e convênios”.
“A programação é gratuita e aberta ao público. Espero contar com presença de todos. Para os alunos de faculdades que participarem, terá certificado de 8h”, completou o Diácono.
As atividades serão concluídas no dia 8, com Santa Missa, às 18h, na Basílica Santuário de Nazaré, seguida da abertura da Assembleia Estadual da Pastoral Carcerária. Ambos os eventos serão presididos pelo Arcebispo Dom Alberto Taveira Corrêa. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações da Fundação Nazaré de Comunicação
Deixe seu comentário