Gaudium news > Em São Paulo, Movimento de Emaús celebra 50 anos

Em São Paulo, Movimento de Emaús celebra 50 anos

São Paulo (Segunda-feira, 04-06-2018, Gaudium Press) O Movimento de Emaús celebrou seus 50 anos de criação durante Santa Missa presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, na Paróquia São Gabriel, em São Paulo. A cerimônia foi concelebrada por Dom Eduardo Benes, Arcebispo Emérito de Sorocaba (SP) e presidente do Conselho Nacional de Emaús, e pelo Padre Ignácio Pilz, diretor espiritual do Movimento.

Em São Paulo, Movimento de Emaús celebra 50 anos.jpg

Em sua homilia, Dom Odilo lembrou que, na Santíssima Trindade, celebra-se o mistério central da fé, que é o Amor de Deus Trino pela humanidade.

Ao dirigir suas palavras ao público presente no templo, fez votos que o Movimento possa recobrar energias e voltar às motivações iniciais.

“Quantas pessoas foram envolvidas pelo movimento de Emaús. Quanto jovens se beneficiaram pelo movimento e receberam uma formação cristã uma comunidade de referência, pois nossa fé é vivida em comunidade. O caminho de Emaús é o caminho da companhia, não é o caminho da solidão”, disse o Cardeal.

Ao refletir sobre a experiência dos discípulos de Emaús, conforme o Evangelho de Lucas, Dom Odilo desejou que o caminho do Movimento ajude muitos a encontrarem a alegria da intimidade do Pai, do Filho e do Espirito Santo.

Por sua vez, o Padre Inácio, diretor espiritual do Movimento, enquanto recordava a história da iniciativa, que aconteceu em um domingo de Pentecostes, destacou a preocupação sobre a importância de formar discípulos missionários atualmente.

“Todos os fatos históricos são acontecimentos, ações do Espírito Santo, que faz acontecer coisas para a salvação. Estamos muito felizes, porque o Espírito quer este movimento para suscitar no coração de jovens o desejo do seguimento de Jesus”, declarou o Padre Inácio.

Fundado em 1968, o Movimento de Emaús foi criado a pedido de Dom Agnelo Rossi, então Arcebispo de São Paulo. Naquela época, o prelado solicitou ao Monsenhor Benedito Mário Calazans que houvesse algum serviço dedicado aos jovens filhos daqueles que participavam dos Cursilhos (Movimento de Cursilhos de Cristandade). (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese de São Paulo

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas