Gaudium news > Coração de mãe

Coração de mãe

São Paulo – São Paulo (Segunda-feira, 14-05-2018, Gaudium PressComo todos os anos o dia das mães foi comemorado, em quase todo mundo. Uma festa que aos poucos foi tendo uma conotação comercial: trocas de presentes. Mas o fato desta comemoração é o dom da vida, pois há uma união entre a mãe e o filho, no claustro materno, que é quase impossível descrever. Talvez poderíamos trocar a palavra mãe por amor e teríamos aproximadamente o que significa esse dom.

Mãe igual a amor! Mas o que é o amor? Exemplifico…

Era uma vez… Assim começavam as histórias antigas.

maefilhoguadiumpress.jpg

Dois jovens que se amavam muito. Ele sonhador e ela interesseira e má. Afim de provar o amor de seu amado, pô-lo a prova. Pediu que ele trouxesse o coração de sua mãe, para testar à sua fidelidade.

Asim o rapaz triste abatido, mas apaixonado, cometeu o horrível crime. Após matar sua própria mãe, embrulhou o coração dela num tecido e apressadamente levou-o à sua namorada, como prova que seu amor era maior do que tudo. No caminho como corria muito, caiu. E o coração rolou ao chão e de dentro saiu uma voz que dizia: meu filho! Você se machucou?

Temos representado nesse conto três amores: o amor egoísta do filho por sua amada, a da jovem que ama a si mesma a ponto de tornar-se uma assassina e fiinalmente  o sentimento puro da mãe, que tudo ama e tudo perdoa.

O amor de uma mãe foi sempre representado com essa pureza de intenção, abnegação, entrega. Um amor sem limites, profundo, que ultrapassa todas as barreiras humanas. Em uma só palavra o reflexo do amor de Deus.

Sim. Pois Deus é amor. O apóstolo do amor, São João, afirma que: Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. (1 João 4:8) Ora, então, como podemos explicar que o amor pode levar ao crime, como descrito acima?

Santo Agostinho quando trata sobre a caridade nos explica que o amor é sempre bom. Mas o objeto amado é que fica a sujeito ao erro. No caso acima o rapaz enamorado escolheu uma pessoa má para depositar sua paixão. Essa é uma razão pela qual devemos ter muito cuidado quanto à escolha do objeto amado, para dar o nosso amor.

Nosso Senhor Jesus Cristo nos ensina este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, como eu vos amo. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos.(João 15:12,13)

Amar todas as criaturas por amor de Deus é nessa medida que poderemos encontrar a verdadeira paz que o mundo atual tanto procura, pois segundo S. Bernardo: A medida de amar a Deus é ama-lo sem limites

por Lucas Miguel Lihue

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas