Gaudium news > Santo Arnaldo Janssen: fundador da Congregação dos Missionários do Verbo Divino

Santo Arnaldo Janssen: fundador da Congregação dos Missionários do Verbo Divino

A Igreja lembra hoje, dia 15 de janeiro, a memória de Santo Arnaldo Jansenn. Este santo alemão, depois de ordenado, foi designado para a área da educação, mas Deus o queria para a missão universal.

Foto: Wikipedia

Foto: Wikipedia

Redação (15/01/2024 11:16, Gaudium Press) O santo de hoje, Santo Arnaldo Jansenn, nasceu em Goch, Alemanha, em 1837.

Tendo uma família profundamente trabalhadora e religiosa, foi agraciado com essas virtudes.

Em 1861, foi ordenado sacerdote na diocese de Münster e designado para lecionar em uma escola secundária.

Devido à sua devoção ao Coração de Jesus, foi nomeado diretor diocesano do Apostolado da Oração.

Sentindo um interesse crescente pela missão universal da Igreja, fundou, em 1873, “O Pequeno Mensageiro do Coração de Jesus”, uma revista mensal com notícias missionárias, através da qual encorajava os cristãos de língua alemã a ajudar nas missões.

Apostolado na Holanda

Com o apoio de vários bispos, Santo Arnaldo fundou uma casa missionária em Steyl, na Holanda, que seria a semente de sua congregação dos Missionários do Verbo Divino.

Em 2 de março de 1879, os dois primeiros missionários – um deles um santo, São José Freidanemetz – partiram para a China. Milhares de leigos se juntaram ao trabalho da nova congregação, dando origem ao ramo dos Irmãos. Logo uma gráfica foi aberta na Casa de Steyl.

Um grupo virtuoso de mulheres voluntárias foi ajudar nos trabalhos da Casa, a partir do qual nasceu a semente que deu origem às “Servas do Espírito Santo”.

Em 1896, Santo Arnaldo fundou também o ramo de clausura, as “Servas do Espírito Santo da Adoração Perpétua”, cuja missão é: Rezar dia e noite pela Igreja, particularmente pelas outras duas congregações irmãs, e adorar perpetuamente o Santíssimo Sacramento do Altar.

Santo Arnaldo Janssen faleceu em 15 de janeiro de 1909. Foi beatificado por Paulo VI em 1975 e canonizado por João Paulo II em 2003.

Com informações El Testigo Fiel

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas