Gaudium news > São Marcos, Evangelista

São Marcos, Evangelista

São Marcos não foi um dos doze apóstolos, mas discípulo destes, em especial, São Pedro.

Sao Marcos evangelista basilica de santa Maria sopra minerva Roma 1

Redação (Quarta-feira, 25-04-2018, Gaudium Press) Neste dia 25 de Abril comemoramos a Festa do Evangelista São Marcos, sublime e modesto pregador que convertido através do apostolado de São Pedro passou a servir de secretário do Primeiro Papa da Igreja.

Em uma das inúmeras viagens a Roma, empreendidas por ambos os santos, Marcos encantou e entusiasmou a toda a multidão com suas magnificas e arrebatadoras pregações o que levou a todo o povo a pedir que este escrevesse seu evangelho, a fim de perpetuar os marcantes fatos da vida do Divino Salvador que o evangelista havia ouvido dos lábios do Apóstolo Pedro.

Assim se deu! Com seus ensinamentos e ardor apostólico converteu incontável número de gentios, principalmente nas regiões de Aquiléia, Alexandria e na Pentápole.

O Divino Mestre o Consolou

Após incansável trabalho, ao chegar a Alexandria, alguns sacerdotes dos templos pagãos, cheios de fúria pela quantidade de pessoas que se convertiam ao Cristianismo pelas mãos do evangelista, o surpreenderam enquanto celebrava sua Missa Pascal e amarrando uma corda ao seu pescoço o arrastaram por toda a cidade, após esta tortura foi levado ao cárcere onde recebeu a visita do Divino Mestre que o consolou e lhe comunicou que sua hora havia chegado.

San Marcos y San Ania Catedral de Manresa96EW6493

Na manhã seguinte repetiram o atroz suplício durante o qual, em meio às dores e ferimentos, entregou sua alma a Deus.

A Natureza Protesta

Após sua morte uma horda de pagãos queria queimar seu corpo, mas de repente o tempo se fez turvo e toda a natureza como que protesta diante de tão criminoso ato e inicia-se uma feroz tempestade com granizo, raios e relâmpagos que dispersa o maléfico conjunto deixando o corpo intacto.

Assim os cristãos puderam recolher o corpo do santo mártir e o sepultar em uma igreja onde pudessem render-lhe o devido culto.

Mais tarde suas relíquias foram transferidas para a catedral que leva seu nome em Veneza e ali permanece para a veneração dos fiéis que devotamente, por intercessão do santo, pedem graças, sendo muitas vezes atendidos com inúmeros benefícios e estupendos milagres. (JSG)

……………………………………………….

Fontes:
EDELVIVES, El Santo de Cada Dia, Editorial Luis Vives, S.A., Saragoça, 1947, tomo II, p. 566.
HEMENWAY, Priya, O pequeno Livro dos Santos, Pensamento; p. 54
SGARBOSSA, Mario; GIOVANNINI, Luigi; Un Santo para cada dia, Sociedad de San Pablo, Bogotá, 2007.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas