Gaudium news > Bispo dirigirá Diocese dez vezes maior que seu país de origem

Bispo dirigirá Diocese dez vezes maior que seu país de origem

Argel – Argélia (Quinta-feira, 11-05-2017, Gaudium Press) Um Bispo missionário britânico, Dom John MacWilliam foi nomeado Bispo de Laghouat, uma Diocese que cobre 90 por cento do território da Algéria. Com 25 anos de apostolado no norte da África, o prelado terá a seu cargo uma área geográfica dez vezes maior que sua terra natal Grã Bretanha.

Bispo dirigirá Diocese dez vezes maior que seu país de origem.jpg

“Este é um país no qual nossa presença entre os vizinhos muçulmanos é uma resposta ao chamado de Cristo de dar testemunho com nosso modo de vida”, indicou Dom MacWilliam ao serviço informativo da Conferência de Bispos da Inglaterra e Gales. Apesar da Constituição consagrar a liberdade religiosa no país, outras políticas e leis restringem parcialmente o apostolado, sendo comum que os estrangeiros sejam respeitados em suas práticas religiosas mas que os nacionais convertidos ao cristianismo devam manter um baixo perfil para evitar a rejeição social e preservar sua segurança. A pregação aberta com o fim de converter aos não católicos significaria incorrer no delito do proselitismo castigado com uma multa de até 12 mil dólares e cinco anos de prisão.

Dom MacWilliam nasceu em Wimbledon, Inglaterra, foi educado em Sussex e antes de ser missionário serviu nas Forças Armadas britânicas na Irlanda do Norte e Omã. Ingressou na comunidade dos Missionários da África, conhecida como os “Padres Brancos”, e serviu como sacerdote 25 antes de sua nomeação como Bispo, com a idade de 68 anos.

No ano anterior à chegada de Dom MacWilliam à Algéria em 1995, sendo então sacerdote, quatro sacerdotes foram assassinados no país pelas mãos de terroristas. Depois de servir nesse país para reabrir a comunidade dos Padres Brancos em Tizi-Ouzou, foi enviado ao Saara e à Túnez, após ter sido eleito Superior Provincial dos Padres Brancos no Norte da África. Sua ordenação episcopal será realizada no dia 20 de maio na Abadia de Worth em Sussex, Inglaterra. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas