Gaudium news > Francisco denuncia “perigos” para menores migrantes e refugiados

Francisco denuncia “perigos” para menores migrantes e refugiados

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 16-01-2017, Gaudium Press) O 103.º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado foi comemorado pelo Papa Francisco.

Ele quis destacar o fato de que de que esta comemoração é celebrada neste ano pela Igreja Católica tendo como fundo o tema: “migrantes menores de idade, vulneráveis e sem voz”.

O Papa disse, durante a recitação do Angelus, diante de milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro:

“Estes nossos pequenos irmãos, especialmente quando não estão acompanhados, estão expostos a inúmeros perigos. E digo-vos que são muitos!”.

Colorido e “medidas possíveis”

A Praça São Pedro contava, na manhã deste domingo, com o colorido especial: várias comunidades étnicas ali se reuniram para celebrar o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado.

Nessa ocasião, Francisco defendeu a adoção de “todas as medidas possíveis” para garantir aos menores migrantes “a proteção e a defesa, bem como a sua integração”.

Na longa mensagem que escreveu para esta celebração, há já alguns dias, o Papa recordava as crianças vítimas de “exploração”.

Exploração que se evidencia de vários modos diferentes, quando as crianças se perdem moral e socialmente ao serem “encaminhadas para a prostituição ou pornografia”, além de serem expostas a outras maldades contemporâneas.

Entre essas maldades Francisco destacou, a inclusão de crianças como “soldados” ou quando são “envolvidas em tráfico de drogas e outras formas de delinquência”.

Santa Francisca Cabrini

A propósito do 103.º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, o Papa citou em suas palavras na Praça São Pedro a figura de figura de Santa Francisca Cabrini (1850-1917), padroeira dos migrantes, no centenário da sua morte:

“Esta corajosa religiosa dedicou a sua vida a levar o amor de Cristo a quantos estavam longe da pátria e da família”, assinalou o Papa. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas