Gaudium news > Roseira da Catedral de Hildesheim, na Alemanha, completa mais de mil anos

Roseira da Catedral de Hildesheim, na Alemanha, completa mais de mil anos

Hildesheim – Alemanha (Sexta-feira, 09-12-2016, Gaudium Press) A Catedral de Hildesheim, na Alemanha, além de ser Patrimônio da Humanidade junto ao adjacente Templo de São Miguel, conserva um tesouro que fala do culto da natureza ao Senhor: a Rosa de Hildesheim, conhecida também como “Tausendjähriger Rosenstock” (a roseira de mil anos), é uma roseira plantada na época da construção da Catedral que, segundo a tradição, possui mais de mil anos de idade, dos quais até 700 são sustentados por documentos da época.

Roseira da Catedral de Hildesheim, na Alemanha, completa mais de mil anos.jpg

A milagrosa longevidade da planta é ainda mais admirável pelo fato de que a Catedral foi gravemente afetada por bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial, momento no qual a roseira foi quase aniquilada.

Os relatos do estabelecimento da Diocese sob o reinado de Luís, o Piedoso, em 815, apesar das variações entre eles, conservam a memória da existência da roseira.

A espécie da roseira, rosa canina, um tipo silvestre, raramente ultrapassa os três metros de altura. Contudo, a árvore de Hildesheim encostou-se no templo e abraçou o nicho, atingindo a altura de dez metros.

As rosas cultivadas por especialistas duram cerca de duas centenas de anos, mas as da Catedral são ainda anteriores à criação do templo, uma vez que em seus ramos, de acordo com a tradição, foi milagrosamente entronizada uma relíquia da Santíssima Virgem, preservada pelo filho de Carlos Magno, Luís, o Piedoso.

A roseira, símbolo de uma deusa pagã saxônica, para tonar-se parte deste milagre, foi confirmado que seu culto pagão devia de ser substituído pela devoção mariana. Logo, foi ordenada a construção da Catedral para proteger a planta. (GPE/LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Aleteia

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas