Gaudium news > Castanhal (PA) reúne milhares de fiéis durante Romaria a Virgem de Nazaré

Castanhal (PA) reúne milhares de fiéis durante Romaria a Virgem de Nazaré

Castanhal – Pará (Sexta-feira, 21-10-2016, Gaudium Press) A Diocese de Castanhal celebrou a memória litúrgica de Nossa Senhora de Nazaré no último final de semana com a tradicional romaria em honra a Virgem Santíssima. Na ocasião, aproximadamente 350 mil pessoas compareceram as festividades.

Castanhal (PA) reúne milhares de fiéis durante Romaria a Virgem de Nazaré.jpg

Após ser realizado o Círio de Nazaré, uma semana depois, os católicos paraenses tiveram uma nova oportunidade de festejar e render diversas homenagens a Nossa Senhora. Em sua 18º edição, a festa contou com a participação do Cardeal Arcebispo de São Paulo, Odilo Pedro Scherer, que presidiu uma missa campal, celebrada na frente da Catedral diocesana.

Ao todo, os fiéis percorreram os oito quilômetros do trajeto da Igreja de São José até o Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, localizado na Vila do Apeú.

Em sua homilia, Dom Odilo comentou a respeito da romaria a partir do tema deste ano, intitulado “Salve Rainha, Mãe de Misericórdia”.

“Maria é nossa intercessora incansável e que conhece todas as nossas necessidades. Ela nos mostra Jesus continuamente. Ela é a mãe misericordiosa que nos leva àquele que é o coração e a fonte de toda misericórdia”, disse o Cardeal.

Em seguida, ressaltou a alegria de ver no interior do Estado uma devoção grandiosa a Nossa Senhora. “É muito bonito o amor fervoroso do povo pela mãe Maria. Ela que é a Mãe da Misericórdia, que intercede por nós sem nunca nos abandonar”.

A maior romaria do interior do Pará

A Romaria de Castanhal é considerada a maior do interior do Pará. O início foi em 1998, após a propagação da história popular de que a Imagem de Nossa Senhora, que pertencia a uma família da Vila do Apeú, teria vertido “lágrimas de sangue”, em 1996.

O fato nunca foi confirmado oficialmente pela Igreja local. Contudo, contribuiu para atrair muitos devotos em torno da Imagem. Naquela época, milhares de pessoas de toda a região passaram a frequentar a Capela Santuário construída em Apeú, lugar onde atualmente a Virgem Santíssima permanece o ano inteiro.

Segundo o bispo diocesano de Castanhal, Dom Carlos Verzeletti, a romaria deve ser vista como um dia de festa, mas também uma celebração em que a diferença está na presença de Maria Santíssima e de Jesus nas casas.

“Fique junto de sua família, experimente a beleza do encontro ao redor da mesa, o pai ou a mãe abençoem o almoço de hoje, façam uma prece, uns dando as mãos aos outros, pedindo à Mãe de Jesus que acompanhe e sustente o amor e a fé em seu lar”, aconselhou Dom Carlos. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de São Paulo

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas