Gaudium news > Fundação ligada ao Pontifício Conselho da Justiça e Paz premia associações beneficentes

Fundação ligada ao Pontifício Conselho da Justiça e Paz premia associações beneficentes

Roma (Terça, 15-09-2009, Gaudium Press) O presidente do Pontifício Conselho da Justiça e Paz, cardeal Renato Raffaele Martino, apresentou ontem em uma coletiva de imprensa em Roma detalhes da segunda edição do prêmio Van Thuân, entregue pela Fundação San Matteo a pessoas e entidades que atuam em prol da doutrina social da Igreja em diferentes campos.

A cerimônia acontecerá amanhã à noite no Palácio Colonna, em Roma, e será acompanhada de um pequeno concerto do maestro monsenhor Marco Frisina, que compôs especialmente para esta ocasião fragmentos musicais intitulados “Pensamentos da Esperança”.

A Fundação San Matteo foi criada em 23 de fevereiro de 2007 junto ao Pontifício Conselho da Justiça e Paz, cujo presidente era o cardeal vietnamita François-Xavier Nguyên Van Thuân. A missão da fundação é promover iniciativas em prol da presença da Igreja Católica nos vários ambientes sociais.

O grão-duque Henri de Luxemburgo será o principal laureado amanhã pela fundação, ao receber o prêmio Van Thuân por “seu empenho na defesa dos direitos humanos, especialmente o direito da vida e da liberdade religiosa”.

Entre os demais agraciados com o Prêmio Van Thuân 2009 para a Solidariedade e Desenvolvimento estão: Associação Comis, Fundação “Caminos de Libertad”, “Skills Development Center for the Blind” e a Associação Le Rocher (mais informações sobre as instutições abaixo). Todos os premiados receberão um pequeno troféu de bronze, uma medalha de prata e um diploma. Além dos prêmios, serão doados também 15 mil euros para os projetos.

Além disso, o diretor de cinema italiano Gian Luca Caruso está trabalhando em um filme sobre a vida do cardeal Van Thuân, baseado no livro “Caminho da Esperança”. “Me apaixonei pela sua figura, pela sua vida. Ele sempre tinha contato com Deus”, afirmou o cineasta, que também participou da coletiva de imprensa.

Premiados

A Comis é uma associação dedicada ao campo missionário para a evangelização e o crescimento dos países em desenvolvimento. Realiza a construção de igrejas paroquiais, escolas, centros sanitários, fazendas agrícolas e zootécnicas.

A Fundação “Caminhos da Liberdade”, por sua vez, foi criada em 1997 pela arquidiocese de Bogotá, na Colômbia, com o intuito de construir um Centro Nacional de Pastoral Penitenciária com programas de acolhimento e a formação das pessoas nos cárceres, bem como das suas famílias.

O “Skills Development Center for the Blind”, (Centro de Desenvolvimento de Habilidades para os Cegos), conduzido por monsenhor Carlo Velardo, organiza cursos para os deficientes visuais com foco em massagens, artesanato e agricultura.

La Roche é uma associação fundada por Cyril Tisserand, da Comunidade das Emanuelas, para promover ações socioeducativas para populações de bairros pobres franceses.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas