Gaudium news > Vaticano retoma conversas doutrinais com lefebvrianos

Vaticano retoma conversas doutrinais com lefebvrianos

Roma (Terça, 15-09-2009, Gaudium Press) Continua a iniciativa para a retomada do diálogo entre a Santa Sé e a Fraternidade São Pio X, dos bispos lefebvrianos. Em outubro devem ser reiniciadas as conversas sobre as questões doutrinais. Entre os tópicos mais importantes está

 a aceitação do Concílio Vaticano II e dos magistérios pós-conciliares dos Papas, Paulo VI, João Paulo II e Bento XVI, condições impostas pelo Papa Bento XVI como imprescindíveis para que a fraternidade seja plenamente aceita de volta no seio da Igreja.

Pelo Vaticano, participarão do colóquio três teólogos: o jesuíta Karl J. Becker, professor emérito da Universidade Gregoriana, o dominicano suíço Charles Morerod, desde abril secretário geral da Comissão Teológica Internacional, e o monsenhor Fernando Ocariz, vigário geral da Opus Dei. O coordenador dos diálogos será o monsenhor Guido Pozzo, novo secretário da Pontifícia Comissão “Ecclesia Dei”, dicastério romano fundado pelo Papa João Paulo II justamente para facilitar a plena comunhão eclesial.

Pelo lado da fraternidade as conversas serão será conduzidas pelo bispo inglês Bernard Folley. A lista dos nomes dos três teólogos que representarão os lefebvrianos, no entanto, ainda não foi divulgada.

Os lefebvrianos não aceitam as principais mudanças propostas pelo Concílio Vaticano II, como os ritos litúrgicos pós-conciliares, o ecumenismo e o diálogo inter-religioso.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas