Gaudium news > Chilenos e estrangeiros vão a templo italiano de Santiago pelo dia do Migrante

Chilenos e estrangeiros vão a templo italiano de Santiago pelo dia do Migrante

Santiago (Segunda, 14-09-2009, Gaudium Press) Centenas de pessoas de distintas nacionalidades se reuniram na semana passada, na paróquia italiana Nossa Senhora de Pompéia, em Santiago (Chile) para celebrar o dia Nacional do Migrante. Ao meio-dia a Santa Missa marcou o início da festa, presidida pelo bispo de Melipilla e presidente do Instituto Católico Chileno de Migração (INCAMI), mosenhor Enrique Troncoso. O diretor do Departamento de Migração da arquidiocese de Santiago, padre Isaldo Bettin e o pároco Julio Rubin também estiveram presentes.

Em sua mensagem de saudação a chilenos e estrangeiros – em grande número – o religioso elogiou a união do povo. A cerimônia foi marcada pelo colorido de diferentes bandeiras no altar e pelos trajes típicos dos fiéis asistentes. Depois da Missa, foi feita uma mostra intercultural, gastronômica e artística, que durou até a noite.

“Chegamos até aqui em representação de toda humanidade. Aqui há pessoas de muitas nações, de muitas culturas, mas diante de todos há mulheres e filhos de Deus, todos por igual. Na Igreja não há estrangeiros. Somos todos filhos de Deus”.

Já na homilia, o prelado afirmou que o significado deste dia é uma ocasião em que ‘cada um deve ser feliz pelo que é, por sua história, seu nascimento, sua pátria, sua cultura, sua fé, sua própria familia, seu próprio ser’. Em seguida, destacou os elementos próprios da espiritualidade dos imigrantes, aqueles que sempre estão ‘no caminho, na busca, com grande esperança e em permanente relação com outras pessoas’.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas