Gaudium news > “Precisamos devolver a cada pessoa seu ser integral”, afirma o presidente da Conferência Episcopal da Colômbia

“Precisamos devolver a cada pessoa seu ser integral”, afirma o presidente da Conferência Episcopal da Colômbia

Bogotá (Segunda, 14-09-2009, Gaudium Press) Na abertura do Congresso Nacional “Inclusão social sob uma perspectiva psicossocial”, realizado entre sexta e sábado em Bogotá, o presidente da Conferência Episcopal da Colômbia, monsenhor Rubén Salazar Gomez ressaltou a necessidade de atenção e tratamento psicossocial para as pessoas vítimas da violência e de mudanças provocadas pelos conflitos armados internos.

“(Precisamos) devolver-lhes a raiz do lugar onde cresceram e formaram sua vida; devolver a cada pessoa vítima da violência seu ser integral, sua vida pessoal, para que ela possa voltar a ser parte da sociedade”.

Esta primeira edição do congresso colombiano também contou com a presença do diretor da Pastoral social da Cáritas nacional, monsenhor Héctor Henao, do vice-ministro de Proteção Social, Dr. Carlos Rodríguez, da secretária de governo de Bogotá, Clara López, e da diretora de proteção do Ministério da Proteção Social, Susana Heffer-Vogel.

Monsenhor Salazar ainda apontou que a Igreja colombiana ‘assume com grande responsabilidade e alegria esta tarefa, mediante a fé de Deus’ e pediu a todos os presentes que ‘reflitam sobre o papel que têm na sociedade, para estender a mão àqueles que sofrem de maneira cruel a violência no país’.

O doutor Carlos Rodríguez chamou atenção para a união existente há anos entre o governo e a Cáritas da Colômbia. “Junto com o secretariado nacional da Pastoral Social, nós temos acompanhado permanentemente a população vítima da violência sócio-política no país, construindo planos de assistência psicossocial que beneficiem os atingidos pelos deslocamentos”.

Em seguida, monsenhor Héctor Fabio Henao apelou à consciência do público presente e pediu ajuda a todos para que ‘se consiga tirar cada pessoa envolvida totalmente no conflito armado e lhes seja devolvido cada um dos verdadeiros valores perdidos pela guerra’.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas