Companhia de Jesus, em Anchieta (ES), promove atividades “pré-jornada”
Anchieta – Espírito Santo (Terça-feira, 19-07-2016, Gaudium Press) Uma extensão da proposta da JMJ 2016, unindo os jovens que não puderam ir para Cracóvia, mas que estarão em unidade com todos os que estarão vendo o Papa Francisco pessoalmente. Essa foi a ideia do programa Magis Brasil, organizado pela Companhia de Jesus, como uma forma de oferecer atividades “pré-jornada” que envolvem diversos aspectos sociais e culturais em várias cidades brasileiras.
O Espaço Magis Capixaba, no município de Anchieta, vem assumindo essa proposta. Neste ano, com o apoio do Santuário Nacional de São José de Anchieta e a Paróquia de Nossa Senhora da Assunção, realizou uma peregrinação que acolheu jovens de Estados como Ceará, Rio de Janeiro, além de outras cidades da região como Marataízes, Iconha e Piúma.
Durante um percurso de 40 quilômetros, os jovens se despuseram a caminhar de Marataízes à Anchieta em um período de três dias.
Essas atividades fazem com que os jovens ultrapassem as barreiras e encontrem uma maneira de fazer suas orações na forma contemplativa.
Logo no primeiro dia de caminhada, 15 de julho, os participantes tiveram a oportunidade de partilhar a espiritualidade inaciana. Depois, saíram da igreja Santo Antônio de Pádua, na paróquia Santíssima Trindade, com destino à igreja de Itaipava, na qual ficam para dar continuidade as atividades como Círculo Magis e missa com vigília do peregrino.
No segundo dia, 16 de junho, a juventude inaciana começou o percurso saindo da igreja da Sagrada Família em Itaipava, até a última parada em Iriri, na igreja Nossa Senhora da Conceição. Ao longo do percurso, fizeram reflexões sobre a vida em confronto à experiência de Santo Inácio de Loyola.
Depois de passarem pelo município de Piúma, os peregrinos foram acolhidos nas comunidades de São Francisco, Matriz Nossa Senhora da Conceição e Santa Rita. Neles, deteram-se para rezar.
Já no terceiro dia de caminhada, 17 de junho, os jovens partiram da Igreja de Nossa Senhora da Graças, comunidade de Iriri, em Anchieta, para o Santuário dedicado ao Apóstolo do Brasil. Lá, continuaram a caminhar com a referência de Santo Inácio. A experiência foi considerada uma grande oportunidade para os fiéis crescerem espiritualmente. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações Santuário Nacional São José de Anchieta
Deixe seu comentário