Gaudium news > Entenda o significado da missa votiva realizada no Santuário de Anchieta

Entenda o significado da missa votiva realizada no Santuário de Anchieta

Anchieta – Espírito Santo (Sexta-feira, 15-07-2016, Gaudium Press) Todo dia 9 de cada mês, sempre no horário das 19h, centenas de fiéis e peregrinos da cidade de Anchieta fazem a sua visita mensal ao Santuário dedicado a São José de Anchieta para prestar suas homenagens em memória ao Apóstolo do Brasil.

view.jpg

O evento, intitulado de “missa votiva de São José de Anchieta”, é realizado na mesma data remetendo-se à devoção da população local ao Santo e padroeiro.

Contudo, muitos católicos ainda se perguntam sobre o que é uma missa votiva. Para responder esta questão, o reitor do Santuário, Padre César Augusto dos Santos, esclarece que trata-se de um momento propício, em favor à piedade e a devoção dos fiéis.

Segundo o Padre César, “o objetivo dessa missa devocional, a missa votiva, é tornar a devoção ao nosso santo e padroeiro ainda mais forte e vibrante”.

“Como, no Brasil, temos a cultura de lembrar das datas, seja de casamento ou falecimento, por exemplo, decidimos instituir nos dias nove de cada mês, em referência ao dia nove de junho, que é a festa de São José de Anchieta”, afirma o sacerdote.

Além disso, o reitor do Santuário de Anchieta ressalta que as missas votivas mais comuns são dedicadas ao Sagrado Coração de Jesus e a Nossa Senhora. Entretanto, assim como está descrito na Instrução Geral do Missal Romano, a prática é incentivada também em homenagem aos santos e aos anjos:

“As Missas votivas dos mistérios do Senhor ou em honra da bem-aventurada Virgem Maria ou dos Anjos ou de algum Santo ou de Todos os Santos, podem celebrar-se, para satisfazer à piedade dos fiéis, nos dias feriais do Tempo Comum, mesmos quando ocorre uma memória facultativa”, acrescenta.

Vale ressaltar que a Igreja Católica incentiva a celebração das missas votivas desde o período da Idade Média, uma vez que, por meio dessas cerimônias, os fiéis têm a oportunidade de conhecer e vivenciar a riqueza litúrgica de sua devoção. E através dos sacerdotes, torna acessível a transmissão da Fé cristã, cumprindo com seu papel evangelizador e catequético. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Santuário Nacional São José de Anchieta

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas