Gaudium news > Arcebispo de Boston explica os motivos de sua participação na Missa fúnebre do senador Edward Kennedy

Arcebispo de Boston explica os motivos de sua participação na Missa fúnebre do senador Edward Kennedy

Boston (Terça, 08-09-2009, Gaudium Press) A polêmica provocada pela Missa fúnebre do político norte-americano Edward Kennedy – católico e defensor do aborto – motivou o arcebispo de Boston, cardeal Sean O’Malley, a postar uma mensagem em seu blog na qual explica as razões da cerimônia, no dia 29 de agosto, e de sua própria participação nela.

Alguns setores da Igreja Católica se posicionaram contra a realização da cerimônia, na Basílica Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Boston, por conta da conhecida posição do senador a favor do aborto, o que poderia ‘confundir os católicos’ e que inclusive teria ‘decepcionado’ alguns deles.

“Não é necessário dizer que o velório e o funeral católico do senador foram controversos, porque o senador não apoia o ensino católico e defende o aborto. Dado o profundo efeito da doutrina social católica em muitos dos programas e políticas propostas pelo senador e os milhões que se beneficiaram delas, há uma trágica sensação de oportunidade perdida (por ele) por sua falta de apoio aos não nascidos. Para mim e para muitos católicos foi uma grande decepção porque, por haver colocado a questão da vida no centro do Evagelho Social a que pertence, (ele) poderia ter multiplicado o imenso valor do trabalho realizado”.

No entanto, o cardeal declarou que foi apropriada a celebração pública do funeral, assim como sua participação como arcebispo de Boston.

“Há quem tenha se oposto, em alguns casos a gritos, ao oferecimento da Igreja de um funeral católico para o senador. Em termos enérgicos, estou em desacordo com essa posição. No enterro do senador, naquela noite, com permissão de sua família, nos interamos em detalhes de sua recente correspondência pessoal com o Papa Bento XVI. Foi emocionante escutar o reconhecimento do senador de sua falta em não ter sido sempre um católico fiel e sua solicitude em orações no momento que enfrentava ao fim de sua vida. A expressão de gratidão do Santo Padre pela promessa do senador de oração pela Igreja, sua confiança ao senador e sua familia à intercessão da Santíssima Virgem, mostram o papel de Sua Santidade como Vigário de Cristo, o Bom Pastor que não deixa para trás nenhum de seu rebanho”.

Segundo o purpurado, sua presença na cerimônia foi motivada porque julgou ‘apropriado representar a Igreja nessa liturgia como uma mostra de respeito ao senador, sua familia, àqueles que assistiram à Missa e também a todos aqueles que estiveram orando por ele e por sua familia nesse momento difícil. Somos gente de fé e cremos em um Deus de amor e perdão’.

O cardeal também diz no blog que, durante o funeral, teve a oportunidade de expressar ao presidente Barack Obama a oposição da Igreja Católica a qualquer forma de financiamento do aborto na reforma do sistema de saúde dos EUA.

“Pude dar a ele (presidente Barack Obama) as boas vindas à Basílica e compartilhar com ele que os bispos da Igreja Católica estão ansiosos em apoiar um plano para o cuidado com a saúde universal, mas que nós não vamos apoiar um plano que inclua o aborto ou que abra caminho para o aborto no futuro”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas