Gaudium news > Igreja nos EUA promove coleta de Fundo de Solidariedade para a Igreja na África

Igreja nos EUA promove coleta de Fundo de Solidariedade para a Igreja na África

Washington – Estados Unidos (Sexta-feira, 08-07-2016, Gaudium Press) Com o objetivo de contribuir com a Evangelização no que é hoje chamado o “Continente da Esperança”, a Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB), está convidando aos fiéis de seu país para que apoiem o Fundo de Solidariedade para a Igreja na África.Igreja nos EUA promove coleta de Fundo de Solidariedade para a Igreja na África.jpg

“A Igreja na África acompanha as pessoas dotadas de uma espiritualidade viva e é uma fonte de esperança e de Fé. O Fundo de Solidariedade para a Igreja na África apoia projetos pastorais que promovem uma paz duradoura e a reconciliação em um continente marcado frequentemente por divisões e tensões”, explicam a partir da USCCB.

Graças a este fundo, e ao coração generoso dos norte-americanos que se somam a cada ano à coleta, a Igreja no continente africano pode continuar com seu trabalho de evangelização em um território que, apesar de suas grandes riquezas naturais, é dos que maior pobreza apresenta. Com estes recursos se apoiam instituições, se alfabetiza as crianças, se apoia a seminaristas, se oferece formação na Fé a crianças e jovens, e infinidade de projetos impulsionados pela Igreja Católica Africana.

Um destes projetos ocorre na Angola. Ali se busca dar capacitação a líderes leigos cuja tarefa é o acompanhamento às comunidades de migrantes e refugiados que se deslocam de um lugar para outro. “Estes líderes assistem a seminários e a cursos que os capacitam para retornar às suas comunidades para receber e acolher aos imigrantes e ajudá-los a encontrar um lar em suas comunidades paroquiais locais. Depois de assistir a um seminário, um dos participantes expressou sua gratidão, dizendo ‘Obrigado por outro momento de graça'”, descrevem a partir da USCCB.

“Com sua ajuda, a Igreja na África poderá continuar tendo uma presença ativa na evangelização do mundo. Projetos como este cuidam das necessidades espirituais nos povos da África permitindo que os africanos continuem compartilhando suas vivas expressões de Fé com o mundo. Por favor, contribua generosamente ao Fundo de Solidariedade para a Igreja na África”, convidam.

O fundo está inspirado nos princípios aos quais chamou São João Paulo II na Exortação Apostólica Pós-Sinodal ‘Eclesia in Africa’, sobre a Igreja na África e sua Missão Evangelizadora. Ali o Pontífice escreve: “Na atual situação mundial, as nações africanas se encontram entre as mais prejudicadas. É necessário que os países ricos tomem clara consciência de seu dever de apoiar os esforços dos países que lutam para sair da pobreza e miséria. Por outra parte, interessa às nações ricas escolher a via da solidariedade, porque somente assim se pode assegurar à humanidade uma paz e uma harmonia duradouras. Além disso, a Igreja que vive nos países desenvolvidos não pode ignorar a responsabilidade derivada do compromisso cristão pela justiça e caridade: já que todos, homens e mulheres, levam em si mesmos a imagem de Deus e estão chamados a fazer parte da mesma família redimida pelo sangue de Cristo, se deve garantir a cada um o justo acesso aos recursos da terra que Deus colocou à disposição de todos”.

A iniciativa é também uma resposta à declaração “Um chamado à solidariedade com a África” dos Bispos dos Estados Unidos, com data do dia 14 de novembro de 2001. Neste documento os prelados norte-americanos assinalaram: “Os críticos desafios e em enorme potencial que enfrenta hoje a África são a oportunidade para nossa mútua solidariedade. Nossa resposta a esta vocação solidária com a Igreja e pessoas da África nos permitem expressar amor ‘de fato e de verdade’, um amor que não cria fronteiras e não põem limites ao que se pode conquistar juntos em Cristo”. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas