Imagem de Nossa Senhora do Carmo é acolhida pelos alagoanos após ser restaurada
Maceió – Alagoas (Quinta-feira, 07-07-2016, Gaudium Press) A Imagem de Nossa Senhora do Carmo foi acolhida com grande Fé e alegria pelos fiéis alagoanos no último dia 3 de julho. Na ocasião, houve carreata com a Virgem Santíssima, partindo da Destilaria Porto Alegre até a Igreja Matriz, da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Colônia Leopoldina.
Encaminhada para restauro há dois meses, a Imagem de Nossa Senhora do Carmo ficou aos cuidados especiais do artista deodorense Jorge Miguel Lopes Carnaúba.
Durante esse tempo, a Padroeira pôde ser preparada para as comemorações da Festa pelos 160 Anos de Devoção a Virgem do Carmo, iniciada em 8 de agosto de 2014.
Segundo Jorge Miguel, “o processo de restauro durou cerca de dois meses e com a utilização de técnicas antigas, foi possível manter as características e o estilo da imagem”.
“O restauro foi feito com douramento em ouro, com bolo armênio e cola de pele de coelho, pintura com tintas à base d’água e outros materiais utilizados na época da confecção da imagem. É válido lembrar que a mesma não mais possuía sua pintura original, sendo a nova policromia baseada na camada mais antiga”, explicou.
Além disso, a presença da imagem ao longo da festividade relembrou os 93 anos do término da construção da Igreja Matriz ocorrido em 8 de setembro de 1923 e celebrado por 12 dias contínuos.
O pároco da Igreja Matriz, Padre Luiz Sampaio, não deixou de ressaltar a devoção dos leopoldinenses: “São as esperanças íntimas de todos os cristãos, que com admirável solicitude, em grande número frequentam este santuário da excelsa Virgem do Carmelo”.
De origem portuguesa, a Imagem de Nossa Senhora do Carmo foi trazida para a cidade de Colônia Leopoldina, em 28 de agosto de 1854, através do Arcebispo de Olinda, Dom Frei João da Purificação Marques Perdigão. Assim sua festa passou a ser comemorada no dia 16 de julho conforme o calendário litúrgico. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Maceió
Deixe seu comentário