Gaudium news > 8 Frases, Ensinamentos e Conselhos de Santo Antônio Maria Claret

8 Frases, Ensinamentos e Conselhos de Santo Antônio Maria Claret

Claret: Pense bem antes de dar conselhos e esteja sempre pronto para servir.

Clatet: Pense bem antes de dar conselhos e esteja sempre pronto para servir.

Redação (24/10/2020, 11:00, Gaudium Press) Citar frases, conselhos ou ensinamentos de Santos e sempre muito salutar para nossas almas. No dia da festa do  Santo, essas recordações, além de salutares, são oportunas. Por isso trouxemos aqui estas 8 frases, ensinamentos e conselhos do  Santo Fundador  da Congregação dos Missionários Claretianos no dia em que a Igreja comemora sua subida ao Céu:

1 – Ainda que indigno, sou o burrinho de Jesus

“Jesus montou num burrinho ao entrar triunfalmente em Jerusalém. Também eu me ofereço alegremente a Jesus a fim de que se valha de mim para entrar nas almas convertidas e nos povoados, triunfando dos inimigos: mundo, demônio e carne. Que fique bem claro: as honras e os louvores que me forem tributados não serão para mim, que sou o burrinho, mas para Jesus, cuja dignidade levo, ainda que indigno” (Aut 669)

2 – Facilitar a Mensagem do Senhor

“O estilo de vida que me propus desde o princípio foi o do santo Evangelho: simplicidade e transparência” (Aut 297).

3 – Fazer bem as coisas ordinárias

“O que Deus quer de vocês é que façam bem o que já estão fazendo, em paz interior, em silêncio, sem queixas nem lamentações do próximo, nem das coisas, mas que tudo façam com constância e tranquilamente, crescendo cada dia na pureza e retidão de intenção e com todo coração” (Carta Ascética… ao presidente de um dos coros da Academia de São Miguel. Barcelona 1862, p.8).

4 – A Fé requer alimento

“A oração é para o homem o que a alma é para o corpo e o que a água é para a terra (…) é a chave do céu (…) é para o homem o que as armas são para o soldado e assim como o soldado sem arma está perdido, assim também o cristão sem a arma santa da oração” (Diálogos sobre a oração, em T. DE VILLACASTÍN, Manual de Exercícios Espirituais. Barcelona 1864; p. 13)

5 – Rezar é interiorizar-se

“Se quiser crescer na contemplação e na união com Deus seja homem de oração, pois na oração se recebe a unção do Espírito Santo, que ajuda o entendimento e com o exercício da oração se adquire a contemplação e o gosto pelas coisas celestiais” (Diálogos sobre a oração, em T. DE VILLACASTÍN, Manual de Exercícios Espirituais. Barcelona 1864; p. 14).

6 – Ter os sentimentos de Jesus

“Você deve olhar e imitar continuamente a humildade e a mansidão de Jesus; a humildade é o fundamento de todas as virtudes; e assim como um edifício alto sem fundamento cai, também cairá você se não for humilde” (“Carta ao missionário Teófilo”, em Sermões de Missão. Barcelona 1858, vol. I, p. 11).

7 – Só Jesus é o Senhor

“Arranque do seu coração toda soberba, que é a raiz e o princípio de todos os pecados” (Avisos a um sacerdote: que acaba de fazer os exercícios de Santo Inácio. Vic 1844; p. 5).

8 – A alegria da Missão cumprida

“Parece-me que já cumpri minha missão. Em Paris, em Roma preguei a lei de Deus: em Paris, como na capital do mundo e em Roma, capital do catolicismo; fiz oralmente e por escrito. Observei a santa pobreza, doei o que me pertencia e hoje em dia, graças a Deus não recebo nada, nem da diocese de Cuba, nem da Rainha” (Carta a D. Paladio Currius, 2 de outubro de 1869, em EC II, p. 1423). (JSG)

(Fonte “Claret Contigo”- outubro-2020)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas