Gaudium news > Cardeal Bagnasco recebe pedido de demissão de diretor do jornal Avvenire

Cardeal Bagnasco recebe pedido de demissão de diretor do jornal Avvenire

Roma (Sexta, 04-09-2009, Gaudium Press) O escândalo envolvendo supostas acusações de chantagem feitas pelo diretor do jornal católico “Avvenire”, Dino Boffo, a uma mulher no passado culminou nesta quinta-feira com a decisão do jornalista de apresentar seu pedido de demissão em caráter “irrevogável” à direção do periódico, representada pelo presidente da Conferência Episcopal Italiana, editora do Avvenira. O caso, que envolve interesses midiáticos e políticos, domina o noticiário na Itália há uma semana e começa a ganhar manchetes em outros países.

Em uma longa carta entregue ao presidente da CEI, cardeal Angelo Bagnasco, na qual elenca os motivos de sua demissão, Boffo diz que “há sete dias” sua vida e a vida de sua família vem sendo “violentada sistematicamente”, de forma que não parece dar sinais de que irá “arrefecer”. Ele afirma ser vítima de um “ataque desmesurado, capcioso e feroz” feito pelo “Il Giornale” que, ressalta, não possui “nenhuma motivação plausível, razoável, e civil” de ser.

Ao receber o pedido de afastamento do jornalista, cardeal Bagnasco manifestou novamente seu apoio ao diretor e ratificou “pessoalmente e em nome de todo o episcopado profunda gratidão pelo trabalho de muitos anos feito pelo jornalista com competência, rigor e paixão, no cumprimento de uma função tão preciosa para a vida da Igreja e da sociedade italianas”. Além disso, expressou “inalterada estima por sua pessoa, objeto de um inqualificável ataque midiático”.

O cardeal ressaltou ainda a “alta sensibilidade humana e eclesial” de Boffo e definiu a situação como uma “prova” que não provoca o fim de seu serviço “à Igreja e tampouco à comunidade civil”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas