Retábulo do Século XVI roubado há 60 anos é devolvido à Diocese de Palência, Espanha
Palência – Espanha (Quinta-feira, 02-06-2016, Gaudium Press) O Lamento diante do Corpo de Cristo, um óleo sobre madeira do século XVI furtado há 60 anos foi entregue à Diocese de Palência pelo diretor-geral da Polícia da Espanha, Ignacio Cosidó. A obra de arte sacra foi recuperada pela Brigada de Patrimônio em um leilão de Madri.
A recuperação da obra foi possível graças à denúncia da duvidosa procedência da peça realizada pelo Museu Nacional de Escultura de Valladolid. A obra foi investigada pela Brigada de Patrimônio da Polícia durante um ano e se estabeleceu que correspondia a um retábulo extraído do templo da localidade de Lantadilla elaborado por um artista do círculo de Alonso Berruguete no século XVI.
O Delegado Diocesano do Patrimônio Cultural de Palência, Jose Luis Calvo Calleja, foi o encarregado de receber a obra das mãos de Cosidó, em um evento com a presença de várias autoridades civis locais. Até este momento, no templo se conservava uma cópia da obra com a qual se substituiu a original para furtá-la, pelo que não existe uma certeza sobre a data exata do roubo.
A investigação que permitiu o retorno do retábulo ao seu templo foi realizada pela Brigada de Patrimônio Histórico da UDEV Central da Comissária Geral de Polícia Judicial e o ditame judicial que ordenou a entrega da obra à Diocese de Palência foi feito pelo Juiz de 1ª Instância e Instrução Número Três de Palência. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário