Dom Orani presidirá missa em celebração ao 270º aniversário do Seminário São José
Rio de Janeiro (Quinta, 03-09-2009, Gaudium Press) O Seminário São José, na capital fluminense, celebrará o seu 270º aniversário no dia 5 de setembro com uma Missa em Ação de Graças, presidida pelo arcebispo da cidade, Dom Orani João Tempesta, a partir das 10h, na Igreja Nossa Senhora das Dores.
O Seminário foi criado em 1739, pelo Frei Antonio Guadalupe. A instituição trabalha, desde o primeiro ano de sua história, para proporcionar formação educacional e religiosa em todos os níveis aos jovens do sexo masculino em regime de internato. Há também cursos de Teologia e Filosofia. A comunidade formadora do Seminário é atualmente integrada por dois diáconos e nove sacerdotes, liderados pelo reitor padre Hélio Pacheco Filho.
“Para um objetivo tão sublime (formação sacerdotal) é necessário que a comunidade educadora tenha um programa de vida que se caracterize pela organicidade-unidade e que seja adequado e eficaz, concretizando as grandes linhas da formação mediante ‘regras particulares’ destinadas a ordenar a vida comunitária, estabelecendo alguns instrumentos e ritmos temporais preciosos”, informa o site do Seminário.
Medalha
Na mesma semana em que comemora 270 anos, o Seminário arquidiocesano de São José recebeu do município do Rio de Janeiro a Medalha Pedro Ernesto, a principal comenda da cidade. A homenagem foi uma iniciativa do vereador e Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência, Márcio Pacheco. O arcebispo Dom Orani João Tempesta, o bispo auxiliar Dom Wilson Tadeu Jönck, e o Reitor do Seminário, sacerdote Helio Pacheco Filho, participaram da cerimônia na última segunda-feira, no salão Nobre da Cãmara Municipal do Rio de Janeiro.
Deixe seu comentário