Arquidiocese de Pouso Alegre discute prioridades pastorais
Pouso Alegre – Minas (Segunda-feira, 18-04-2016, Gaudium Press) A Casa de Oração Monsenhor Mauro Tomasinni, em Pouso Alegre, acolheu neste último final de semana a fase Arquidiocesana da 9ª Assembleia de Pastoral.
Nesta ocasião, os representantes leigos de todas as 67 paróquias, desde religiosos a membros de pastorais e movimentos e todo o clero, definiram as prioridades pastorais a serem assumidas para o próximo quadriênio (2016-2019) para a Igreja particular de Pouso Alegre.
O Arcebispo Dom José Luiz Majella Delgado afirmou que a finalidade de uma Assembleia de Pastoral é a de vivenciar o encontro com Jesus que convida à conversão, além de avaliar a qualidade da ação evangelizadora.
“Somos convocados como representantes das forças vivas da Igreja particular de Pouso Alegre, cristãos e cristãs que010 assumem a sua missão, procurando viver intensamente sua fé e demonstrá-la através das boas obras, comprometidos com atividades pastorais e movimentos eclesiais a opinar a respeito da imagem que a nossa Igreja projeta nas esferas políticas, sociais, culturais, econômicas e outras, para além da dimensão religiosa”, disse.
Segundo o prelado, “numa sociedade que não é mais estruturada ao redor da religião, a ação pastoral deve oferecer às pessoas a possibilidade de partilhar a experiência cristã numa comunidade. Precisamos transformar nossas paróquias num centro de vivência comunitária e irradiação do Evangelho. Precisamos ir ao encontro das pessoas na realidade de suas vidas”.
O Bispo da Diocese de Ponta de Pedras, Dom Teodoro Mendes Tavares, também esteve presente no encontro e apresentou a realidade daquela Igreja, com seus desafios e alegrias.
Após dois dias de Assembleia, a Arquidiocese de Pouso Alegre definiu para sua ação evangelizadora para os anos 2016-2019 como objetivo geral o de “Evangelizar com alegria, a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como discípulos missionários, acolhedores, proféticos e misericordiosos, alimentados à mesa da Palavra e do Pão, à luz evangélica da opção preferencial pelos pobres, em diálogo com a sociedade em constante transformação, para formar uma igreja viva, rumo ao Reino Definitivo”.
Além disso, as prioridades discutidas e aprovadas foram “Comunidade de Fé a serviço das famílias”; “Comunidade de Fé em estado permanente de missão”; e “Comunidade de Fé a serviço da vida plena para todos”. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Pouso Alegre
Deixe seu comentário