Gaudium news > Bispos dos EUA publicam vídeo sobre significado da liberdade religiosa

Bispos dos EUA publicam vídeo sobre significado da liberdade religiosa

Washington – Estados Unidos (Quinta-feira, 14-04-2016, Gaudium Press) O Comitê Ad Hoc sobre Liberdade Religiosa da Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) publicou um novo vídeo dedicado ao “Direito à Liberdade Religiosa” que expõem a doutrina da igreja sobre este direito fundamental e expõem o caso das Irmãzinhas dos Pobres e outras instituições religiosas que esperam uma decisão da Corte Suprema de Justiça que as proteja diante do chamado mandato antinatalista.

“A liberdade religiosa é fundamental para nossa Igreja e para a sociedade americana”, recordou Dom William Lori, Presidente do Comitê. “Um dos documentos chave do Concílio Vaticano II foi Dignitatis Humanae, que explicou as razões para a importância da liberdade religiosa. Este vídeo deixa claro que o caso das Irmãzinhas deve ser visto dentro do contexto do profundo compromisso da Igreja com o direito de cada pessoa de ter a capacidade de praticar sua Fé e escolher o que é bom, livre da interferência do governo”.

As Irmãzinhas dos Pobres nos Estados Unidos se encontram no centro da atenção da opinião pública por sua firme negativa a financiar os remédios abortivos, esterilização e anticonceptivos ordenados pelo Departamento de Saúde e Serviços Humanos como parte da cobertura obrigatória para os empregados. A incapacidade de alcançar um acordo que protegesse a consciência das religiosas motivou uma demanda da Congregação contra a decisão, que percorreu um longo caminho legal até sua última instância na Corte Suprema.

A Corte Suprema solicitou sugestões de possíveis soluções ao caso às partes envolvidas e se espera que tome uma decisão de fundo durante o mês de junho. Este mês é precisamente o selecionado pela Igreja nos Estados Unidos desde o início da controvérsia causada pelo mandato antinatalista para levar a cabo a Quinzena pela Liberdade que culmina no dia 04 de julho. Na Quinzena do presente ano se realizará um giro das relíquias de São Tomás Moro e São John Fisher, mártires da reforma inglesa que deu origem ao anglicanismo. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas