Em maio será a 58ª Peregrinação Militar Internacional a Lourdes
Lourdes – França (Terça-feira, 12-04-2016, Gaudium Press) As Arquidioceses Castrenses de vários países do mundo se preparam para viver mais um ano a Peregrinação Militar Internacional a Lourdes, que neste ano de 2016 chegará à sua edição número 58. Em união com o Jubileu Extraordinário da Misericórdia, a cruzada deste ano, que ocorrerá entre os dias 19 a 23 de maio, levará por tema “Misericordiosos como o Pai, sua porta sempre está aberta”.
Mais de 12 mil pessoas, entre membros das Forças Armadas e corpos de segurança, suas famílias e diversas autoridades -que representam a 40 países-, se reunirão no Santuário mariano para orar, compartilhar e enviar uma mensagem de paz.
Entre os países que preparam sua participação na numerosa romaria se encontra Espanha, que vem somando-se a este encontro de Fé desde as suas origens. Esta presença da nação europeia está constituída por vários grupos, entre eles o Exército de Terra, do Ar, a Armada, a Guarda Real e a Guarda Civil, assim como pessoal militar retirado, jovens militares, entre outros, cuja assistência vem sendo coordenada pelo Arcebispado Castrense da Espanha.
Os espanhóis começarão a peregrinação na tarde do dia 19 de maio com uma solene Missa na Basílica do Pilar de Zaragoza. Desde o dia 20 de maio as diversas delegações de militares participarão de vários eventos que se desenvolverão no Santuário francês.
O primeiro deles será a vigília Eucarística e bênção dos enfermos que ocorrerá às 21h na Basílica de São Pio X. Este mesmo dia às 22h, será a Vigília da Reconciliação na Gruta das aparições e se encerrará com uma Missa neste lugar.
Para o sábado, 21 de maior está previsto, entre outras coisas, a Santa Via Sacra do grupo espanhol, que será às 09h45 na Via Sacra Monumental. Ao entrar a noite, às 21h será a procissão mariana e depois a Vigília de Oração e Adoração do Santíssimo Sacramento na igreja de Santa Bernardette. Este mesmo dia também haverá uma homenagem aos mortos e uma conferência com autoridades.
O domingo, 22 de maio, será o dia da Missa Internacional na qual participarão todas as delegações dos países e se levará a cabo às 09h30 na Basílica de São Pio X. Neste mesmo tempo às 14h30 ocorrerá também a Cerimônia de Adeus, e às 17h na Basílica de Nossa Senhora do Rosário se orará com o Santo Rosário.
A romaria concluirá com os concertos que oferecerão as delegações da Alemanha e da Itália na igreja de Santa Bernardette e a Basílica de São Pio X, respectivamente.
A Peregrinação Militar Internacional é um evento que vem sendo realizado desde 1958 com o objetivo principal de promover e trabalhar pela paz. A primeira edição contou com 40 mil pessoas procedentes de 11 países. Desde então são milhares os que se unem a esta intenção especial, que também é ocasião para que cada nação apresente a imagem de suas Forças Armadas e encomendem seu trabalho a Nossa Senhora. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário