Gaudium news > Polícia do Vietnã ataca paróquia católica, arranca decoração e golpeia aos fiéis

Polícia do Vietnã ataca paróquia católica, arranca decoração e golpeia aos fiéis

Hanoi – Vietnã (Segunda-feira, 11-04-2016, Gaudium Press) No último dia 06 de abril os fiéis católicos da paróquia de Houng Phuong na província de Quang Binh, Vietnã, sofreram um violento ataque de forças da polícia destinado a proibir a celebração da festa anual da paróquia. Depois de eliminar todas as decorações do lugar, os católicos que se opuseram à intervenção foram golpeados e dispersados com gases lacrimogêneos, ficando um saldo de três feridos após o acontecimento.

Polícia do Vietnã ataca paróquia católica, arranca decoração e golpeia aos fiéis.jpg

Este novo capítulo no extenso histórico de violações à liberdade religiosa em setores rurais do Vietnã foi reportado por Radio Free Asia, meio que entrevistou o Pároco local, Padre Le Nam Cao. “Os fiéis me contaram da batida. Lhes disse que eu não sairia e que deveriam ir para casa e simplesmente deixá-los”, indicou o sacerdote, que afirmou que os católicos não tem forma de resistir um ataque desta natureza nem possuem armas de nenhum tipo. “Alguns não estiveram de acordo assim que enfrentaram as tropas que incluíam polícias e soldados bem equipados com gases de lacrimogêneo, balas e cassetetes.

Como era de esperar-se em uma situação deste tipo, o povo foi dispersado com eficácia por parte das autoridades que o golpeou deixando três feridos. O operativo foi organizado em horas de trabalho de forma que a maioria dos homens estavam ausentes do lugar. “Esta não é a primeira vez que as autoridades enfrentam aos fiéis, mas usualmente sucede na forma de perseguição individual”, assegurou o sacerdote.

Apesar do Vietnã consagrar a liberdade religiosa em sua ordem legal, este direito foi progressivamente limitado em anos recentes, em especial em setores rurais. Um decreto recente acrescentou mais controles e restrições à prática religiosa, aumentando o poder do partido único no poder, de caráter comunista. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas