Episcopado Italiano dirige mensagem para a Jornada da Universidade Católica
Redação (Terça-feira, 22-03-2016, Gaudium Press) No próximo dia 10 de abril se comemorará na Itália a 92ª Jornada para a Universidade Católica do Sagrado Coração. Por ocasião do evento, que levará por tema “Na Itália de amanhã estarei ali”, a presidência da Conferência Episcopal do país Europeu (CEI) dirigiu uma mensagem na qual se refere à importância da formação das novas gerações.
“A formação das novas gerações é a mais importante inversão que um país pode fazer para o futuro. Itália desde o final da segunda guerra mundial até nossos dias, realizou um progressivo e qualificado compromisso do lado da formação escolar e universitária alcançando níveis que se encontram entre os mais altos do mundo”, destaca a Presidência da CEI ao iniciar a missiva.
Apesar disso -como prossegue a mensagem-, a persistente crise econômica, que trouxe um notáveis desemprego, e por sua vez afeta especialmente as novas gerações que se inverteram em formação, tem feito que hoje existam sinais de fadiga e cansaço, com atrasos e fenômenos devolutivos”.
Neste sentido, como refere a Presidência da CEI, “a Igreja italiana vê com preocupação este momento de dificuldade do país e sente a urgência de fazer-se vizinha aos jovens para ajudar-lhes a não perder a esperança e a inverter energias em caminhos de autêntico crescimento humano, espiritual, cultural e profissional”.
Fazendo eco das palavras que pronunciou o Papa Francisco no recente Encontro Eclesial Nacional celebrado em Florença, a CEI também recorda que “a formação é a via mestra para garantir a eles um rico crescimento pessoal, para ser protagonistas do futuro e capazes de contribuir ao bem do país”.
Além disso, sublinha que a comunidade eclesial, com suas instituições formativas, “tem uma grande responsabilidade com as novas gerações e é chamada ao crescimento humano com uma visão integral da pessoa à luz dos valores cristãos e da experiência de Fé que nasce do encontro com Cristo”.
Grande parte destes desafios -segundo destaca a CEI- tem sido assumidos pela Universidade Católica do Sagrado Coração: “Coerente com sua história e com sua missão, e sendo capaz da inovação e a renovação, esta insigne instituição acadêmica dos católicos italianos está chamada a ser sempre intérprete das perguntas dos jovens e a dar respostas concretas afim de que possam ser partícipes de um futuro que realize o bem do país”.
De tal maneira, a próxima jornada da Universidade Católica, que se celebrará em toda a comunidade eclesial do país, “quer expressar o direto compromisso dos jovens pelo seu e nosso futuro e também a firme vontade da comunidade eclesial de continuar sustentando com afeto, a oração e ajudas concretas, um centro de excelência formativa a nível nacional e internacional”, sublinha a mensagem.
Finalmente, a Presidência da CEI anima para que no ano no qual ocorre o Jubileu da Misericórdia, “cada vez mais jovens possam encontrar na Universidade dedicada ao Sagrado Coração de Jesus um lugar para fazer experiência daquele amor trabalhador que há na caridade intelectual e na formação que tem como fim a construção do bem comum e o serviço dos mais necessitados, as principais razões de seu existir e de sua missão”. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário