Gaudium news > Papa Francisco recebe presente de Jesuítas: relíquias do mártir Miguel Pro

Papa Francisco recebe presente de Jesuítas: relíquias do mártir Miguel Pro

Cidade do México – México (Terça-feira, 16/02/2016, Gaudium Press) – O Padre Federico Lombardi, Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé informou que o Papa Francisco teve um breve colóquio com seis membros da Companhia de Jesus, pertencentes à comunidade jesuítica mexicana.PRO-BEATO PADRE PRÓ.jpg

Segundo o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, o encontro, que não constava do programa oficial, ocorreu na Nunciatura Apostólica, no domingo, logo após a visita do Papa ao Hospital Pediátrico Federico Gomez.

Durante a visita, o Pontífice, que também é jesuíta, recebeu de seus confrades as relíquias do mártir mexicano Beato Miguel Augustin Pro, um sacerdote jesuíta de Guadalupe, que foi assassinado em 1927 durante as perseguições anticatólicas perpetradas pelo regime anticlerical de Plutarco Elías Calles.

Padre Pró

Com este nome é que é mais conhecido Miguel Agustín Pro Juárez que nasceu em Guadalupe, Zacatecas, México em 13 de janeiro de 1891 e foi martirizado na Cidade do México em 23 de novembro de 1927.

Miguel Pró foi sacerdote e pertencia a Companhia de Jesus. Seu assassinato deu-se no contexto do conflito entre a Igreja e o Estado Mexicano que afetou o México de 1926 a 1929: A denominada Guerra Cristerra.

Quando foram martirizados muitos sacerdotes, religiosos e leigos que como Padre Pró e seu irmão Humberto Pró Juárez foram fuzilados sem julgamento e sem provas das acusações, por ódio ideológico e religioso.

O Beato Padre Pró foi beatificado por João Paulo II, em 1988. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas