Gaudium news > Guaxupé (MG) comemora os 100 anos de fundação de sua diocese

Guaxupé (MG) comemora os 100 anos de fundação de sua diocese

Guaxupé – Minas Gerais (Quarta-feira, 03-02-2016, Gaudium Press) A Diocese de Guaxupé celebrou com milhares de fiéis os 100 anos de sua fundação, neste último domingo, 31 de janeiro. Neste dia, as comemorações iniciaram com o retorno da imagem peregrina de Nossa Senhora das Dores à catedral diocesana. A Virgem Santíssima havia percorrido todas as paróquias da Igreja particular ao longo de um ano.

Gaudium Press.jpg

O bispo Dom José Lanza Neto não escondeu sua alegria por este marco alcançado pela diocese, e ressaltou suas expectativas. “Sonhamos com uma Igreja-Povo de Deus, onde cada irmão e irmã tem seu lugar, e assim, pode descobrir seu papel dando testemunho vivo de comunhão e participação”, disse.

A cerimônia pelo centenário diocesano contou com a participação de centenas de sacerdotes e diáconos vindos de Guaxupé, além de autoridades eclesiásticas como o Arcebispo de Pouso Alegre, Dom José Luiz Majella Delgado; o bispo de Uruaçu, em Goiás, Dom Messias dos Reis Vieira; e o bispo emérito de Campanha, Minas Gerais, Dom Diamantino Prata de Carvalho.

Por sua vez, Dom José Geraldo Oliveira do Valle, que governou a diocese por 17 anos, declarou que sua participação na festa “foi uma manifestação de ação de graças, muito bem preparada”. “Eu senti piedade na celebração e muito entusiasmo. Eu fiquei contente porque Jesus foi melhor conhecido e melhor amado”, acrescentou.

Em sua homilia, Dom José Lanza Neto recordou o trabalho daqueles que o precederam na condução da diocese. “A santa teimosia de muitos fez com que a nossa Igreja tivesse esse rosto. Rosto de uma Igreja comprometida e atual”, ressaltou.

Em seguida, exortou os fiéis sobre a união com Jesus Cristo. “Unido a Jesus, cada membro é chamado a testemunhá-lo, colocando a comunidade em contínuo crescimento”.

“Sonhamos com uma Igreja-Povo de Deus, onde cada irmão e irmã tem seu lugar, e assim, pode descobrir seu papel dando testemunho vivo de comunhão e participação. Temos consciência de todas as dificuldades de toda a ordem que estamos passando, mas é necessário sermos provados, só assim, poderemos perseverar e vencer toda dificuldade e obstáculos”, concluiu Dom José. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Diocese de Guaxupé

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas