Papa em Santa Marta: Coração magnânimo, característica do cristão
Cidade do Vaticano (Quintq-feira, 28/01/2016, Gaudium Press) – Nesta quinta-feira, 28 de janeiro, quando a Igreja celebra a memória de São Tomás de Aquino, o Papa Francisco celebrou sua já tradicional missa matutina na Capela da Casa Santa Marta.
Concelebraram com Francisco alguns sacerdotes que festejavam seu jubileu de ouro de ordenação sacerdotal, 50 anos de sacerdote.
Foi por ocasião da homilia dessa missa que o Papa afirmou que “O coração do cristão é magnânimo porque abre os braços para acolher todos com generosidade”.
Homilia
“O mistério de Deus é luz”, que o Pontífice em sua homilia que tratou sobretudo do Evangelho da liturgia do dia, quando Jesus ensina que a luz não vem “para ser colocada debaixo de um caixote ou debaixo da cama, mas para ser colocada num candeeiro, para iluminar”.
Disse Francisco: “E esta é uma das características do cristão, que recebe a luz no Batismo e deve doá-la. Isto é, o cristão é uma testemunha. Testemunho. Uma das peculiaridades das atitudes cristãs.
Um cristão que carrega esta luz deve mostrá-la, porque ele é uma testemunha.
Quando um cristão prefere não mostrar a luz de Deus, mas prefere as próprias trevas, estas entram em seu coração porque tem medo da luz e os ídolos, que são trevas, são mais apreciados, então falta algo: lhe falta algo e não é um verdadeiro cristão. O testemunho: um cristão é uma testemunha. De Jesus Cristo, Luz de Deus. E deve colocar esta luz no candeeiro da sua vida”.
Coração magnânimo
“Outra característica do cristão – comentou o Papa – é a magnanimidade, porque é filho de um pai magnânimo, de alma grande”:
“O coração cristão é magnânimo. Está sempre aberto. Não é um coração que se fecha no próprio egoísmo ou pelo menos se mede até aqui, até lá. Quando você entra nesta luz de Jesus, entra em amizade com Jesus e se deixa guiar pelo Espírito Santo, o coração se torna aberto, magnânimo… O cristão, naquele ponto, não ganha: perde, mas perde para ganhar outra coisa, e com essa derrota de interesses, ganha Jesus, ganha se tornando testemunha de Jesus”.
Deixe seu comentário