Cardeal Rosales assiste ao Congresso EucarÃstico nas Filipinas
Cebú – Filipinas (Quinta-feira, 28-01-2016, Gaudium Press) O Cardeal Gaudencio Rosales, Arcebispo emérito de Manila, é sem dúvida um dos convidados de honra no Congresso Eucarístico Internacional que se celebra atualmente na cidade de Cebú, Filipinas. O purpurado teve a graça de assistir ao último Congresso Eucarístico Internacional nas Filipinas, levado a cabo no ano de 1937.
Entrevistado pelo informativo dos Bispos das Filipinas, CBCP News, o Cardeal Rosales refletiu sobre as características da Fé do povo filipino que permanecem ao longo dos anos. “Enquanto que 80 a 90 por cento dos filipinos podem não ter recebido uma instrução formal acerca da Fé, eles estão felizes com a ‘Teologia do tocar'”, indicou o purpurado, referindo-se desta forma à intensa devoção popular local e o costume de tocar as imagens sagradas mais veneradas durante as procissões. “Tocar as imagens é uma forma de oração”.
Da mesma forma, destacou a importância que a Eucaristia tem para os católicos filipinos, que frequentemente acodem aos sacerdotes para pedir-lhes que celebrem o sacramento inclusive em lugares inesperados como centros comerciais, prisões, bancos e edifícios de escritórios. “A Eucaristia não é só a oração do sacerdote, é a oração de Jesus ao seu Pai, onde Cristo leva nossas orações ao Pai”, explicou.
O purpurado motivou aos filipinos a continuar este fervor Eucarístico, com particular ânimo à raiz do Congresso Eucarístico Internacional: “Façam a Eucaristia, vivam a Eucaristia, deixem atuar a Eucaristia”, exortou. “Permitam ao Corpo e o Sangue de Jesus em vocês percorrer as ruas e vielas, em jeeps, triciclos e ônibus, nas lojas e nos cafés, escritórios e escolas, em cada mesa, nas famílias onde as famílias se unem em diálogo. Isto mudaria o mundo”.
Finalmente, o Cardeal Rosales afirmou ter tido notícias muito positivas da fidelidade da Fé e a participação dos fiéis filipinos na vida sacramental em outros países. Em várias viagens ouviu dos lábios dos prelados que uma porção importante dos católicos locais provêm das Filipinas. “Ang Filipino ay kapit sa patalim, kapit sa Krus”, exclamou em língua local. (Os filipinos estão dispostos a ficar pendurados pelas unhas à Cruz). (GPE/EPC)
Deixe seu comentário