Exposição sobre a Vida Consagrada é realizada na Espanha
Madri – Espanha (Quarta-feira, 27-01-2016, Gaudium Press) Como parte das atividades para encerrar o Ano da Vida Consagrada, que vem se celebrando desde o dia 30 de novembro e culminará no dia 02 de fevereiro na Solenidade da Apresentação do Senhor, de 24 a 31 de janeiro se apresentará em Madri a exposição. “Que bom caminhar contigo!”, sobre a Vida Consagrada, promovida pela Conferência Espanhola de Religiosos (CONFER).
A exposição, que ocorrerá na Paróquia do Perpétuo Socorro, se divide em três momentos: Seguimento, Vida Fraterna e Missão e Carisma.
O primeiro deles, que leva por tema “Seguindo-te… sempre a ti”, se desenvolve por meio de imagens nas quais se pode contemplar a vida de Jesus, desde o seu nascimento até sua ressurreição.
“A disposição das colunas evoca um caminho, o caminho da vida de Cristo e dos consagrados. E é que a vocação não é uma realidade estática e pontual mas dinâmica e sempre nova, realidade que tem que descobrir e recorrer. Um caminho que se inicia com um primeiro Sim ao convite de Cristo a seguir-lhe e que se enche de tantos sins como momentos tem a própria existência”, expõem a CONFER na informação da mostra.
O segundo momento da exposição, o da Vida Fraterna, está inspirado na imagem da “Trindade Misericordiosa”, obra da religiosa dominicana originária da Suíça, a Irmã Caritas Müller de Cazism, que realizou uma escultura que fala do caráter trinitário de Deus e sua relação com o ser humano.
“A vida fraterna em comunidade se converte em um espaço humano habitado pela Trindade, modelo de toda vida em comum. Ao entrar neste mistério se faz a experiência de sentir-se em ‘casa’, encontrando acolhida, diálogo, atenção, solidariedade, proximidade, compreensão e alegria”, referem.
Já o terceiro momento, o da Missão e Carisma, mostra como é o concreto da Vida Consagrada a qual “está chamada a ser expressão do amor de Deus no mundo e expressão de um amor até o extremo”, descrevem.
Aqui se faz referência aos diversos trabalhos pastorais que os consagrados realizam em favor dos pobres, no cuidado dos enfermos, por meio da educação, a cultura, ao trabalhar pela justiça, etc.
A exposição, que se encerrará no próximo sábado, 30, às 17h, com um concerto-oração na Paróquia do Perpétuo Socorro, se dirige especialmente aos jovens, de modo particular aos centros educativos.
Esta mostra também estará entre os dias 06 e 09 de fevereiro no Colégio Divina Pastora de Getafe, onde também se desenvolverá um fórum sobre a Vida Consagrada.
O Ano da Vida Consagrada, que levou por tema “Evangelho, Profecia e Esperança na Igreja, hoje”, foi convocado pelo Papa Francisco por ocasião do 50º aniversário da publicação do Decreto ‘Perfectae Caritatis’, do Concílio Vaticano II, sobre a renovação da Vida Religiosa.
O ano esteve dedicado para dar graças a Deus pelo dom da Vida Consagrada, abraçar com esperança o futuro e viver o presente com paixão, evangelizando a própria vocação. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário