Gaudium news > Relíquias do Padre Pio chegarão à Roma na próxima semana

Relíquias do Padre Pio chegarão à Roma na próxima semana

Roma – Itália (Quarta-feira, 27-01-2016, Gaudium Press) Como já se havia anunciado por ocasião do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, as relíquias do Padre Pio chegarão na próxima semana à Roma para a veneração dos fiéis na Basílica de São Pedro.

Relíquias do Padre Pio chegarão à Roma na próxima semana 1.jpg

Antes de sua chegada à Basílica Vaticana, a urna com o corpo do santo de Pietrelcina chegará no dia 03 de fevereiro à igreja de São Lourenço Extramuros, procedente de San Giovanni Rotondo, onde o Vigário do Papa para a Diocese de Roma, o Cardeal Agostino Vallini, presidirá às 18h uma Solene Missa de acolhida. Neste mesmo dia, às 20h30, se celebrará no lugar, e diante das relíquias do santo, uma vigília de oração que será presidida pelo ministro geral dos frades menores capuchinhos, Frei Mauro Jöhri.

Para esta mesma data, e igualmente na Basílica de São Lourenço Extramuros, se prevê a chegada das relíquias do corpo de São Leopoldo Mandic, que acompanhará a viagem da urna do Padre Pio, procedente de Pádua.

Ambas urnas com as relíquias dos santos italianos estarão presentes às 20h30 do dia 04 de fevereiro na liturgia penitencial que presidirá em São Lourenço Dom Rino Fisichella, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, dicastério vaticano a cargo das celebrações do Ano Santo.

Após este evento, as relíquias serão transladadas em privado até a igreja de São Salvador em Lauro. Será a partir deste templo de onde partirão em procissão as urnas até a Basílica de São Pedro na tarde do dia 05 de fevereiro, ali serão acolhidas pelo Cardeal Angelo Comastri, arcipreste do templo vaticano.

Na manhã do dia 06 de fevereiro, às 10h, está prevista a Audiência Jubilar do Papa Francisco para os grupos de oração do Padre Pio. Após isso se iniciará às 14h a exposição das relíquias dos santos na Basílica de São Pedro, onde permanecerão até o dia 11 de fevereiro.

Durante os dias da veneração pública das relíquias haverá uma série de eventos, como o que ocorrerá às 17h do dia 10 de fevereiro com a solene celebração Eucarística de Quarta-feira de Cinzas, presidida pelo Santo Padre.

Nesta ocasião ocorrerá o envio dos Missionários da Misericórdia, quer dizer, sacerdotes enviados pelo Papa a todas as Dioceses, que terão autoridade para perdoar pecados especialmente graves, como “sinal vivo de como o Pai acolhe a todo aquele que busca o perdão”, segundo escreveu o Pontífice na Bula convocatória do Ano Jubilar.

Na manhã do dia 11 de fevereiro, às 07h30, será a despedida das urnas. O evento estará marcado por uma Missa presidida por Dom Rino Fisichella na Basílica de São Pedro.

Relíquias do Padre Pio chegarão à Roma na próxima semana 2.jpg

Esta será a primeira vez que as relíquias do Padre Pio serão transladadas ao Vaticano, mas não a primeira de sua veneração pública. Desde junho de 2013 seu corpo incorrupto é exposto permanentemente em seu Santuário em San Giovanni Rotondo.

O desejo do Papa Francisco com a exposição do corpo do Padre Pio, assim como de São Leopoldo, é o de ressaltar o ministério do confessor neste Ano Jubilar. Sabe-se que São Pio de Pietrelcina era um grande confessor, já que seu confessionário costumava ter uma fila enorme. Inclusive São João Paulo II, quando não era Papa, acudiu a ele em uma oportunidade. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas