Livro publicado na Itália apresenta o universo da vida religiosa
Redação (Terça-feira, 26-01-2016, Gaudium Press) A Librería Editrice Vaticana publicou recentemente uma obra que reúne 14 conversas com superiores de instituições religiosas. O livro leva por título “Viaggio nella vita religiossa… interviste e incontri” -“Viagem na vida religiosa – entrevistas e encontros”, e é de autoria do italiano Riccardo Benotti, jornalista da agência SIR (Servizio Informazine Religiosa), que é graduado em ciências da comunicação social pela Universidade Pontifícia Salesiana.
A obra, que sai à luz quando se aproxima o encerramento do Ano da Vida Consagrada convocado pelo Papa Francisco de 30 de novembro de 2014 até o próximo 02 de fevereiro na festividade da Apresentação do Senhor, percorre os testemunhos que levaram aos 14 superiores dos institutos a optar pela Vida Consagrada, suas dificuldades, seus desafios e suas alegrias. Também aborda temas como a crise das vocações religiosas, o papel dos leigos na Igreja, assim como momentos históricos de algumas congregações, como é o caso dos Franciscanos.
O prólogo foi escrito pelo Padre Timothy Radcliffe, sacerdote inglês que foi mestre da Ordem dos Pregadores desde 1992 a 2001 e atualmente se encontra na Universidade de Oxford.
“A vida religiosa é como a complexa ecologia da selva tropical. Abarca diversos estilos de vida que complementam entre si. Apesar das brincadeiras habituais entre os franciscanos, os dominicanos e os jesuítas, não há competência (…) Este livro contém conversas maravilhosas. Os superiores gerais que aqui se encontram são seres humanos de carne e osso”, diz o Padre Radcliffe no prólogo.
O livro reúne os testemunhos do Padre beneditino Notker Wolf; o sacerdote carmelita Padre Fernando Millán Romeral; o Padre Mauro-Giuseppe Lepori da Ordem Cisterciense; o Franciscano Frei Michael Anthony Perry; o Frade dominicano Bruno Cadoré; o Irmão Jesús Etano Arrondo da Ordem Hospitalar de São João de Deus; o Conselheiro Geral dos Jesuítas, Padre Antonio Kerhuel; Fr. Emili Turú Rofes dos Irmãos Maristas; o Reitor Maior dos Salesianos, Dom Ángel Fernández Artime; o Padre Heiz Kulüke dos Missionários do Verbo Divino; Dom Flavio Peloso da Obra da Divina Providência de Dom Orione; Dom Valdir José De Castro da Congregação de São Paulo; o Padre Eduardo Robles Gil dos Legionários de Cristo e o Padre Davir Kinnear Glenday da União de Superiores Gerais.
Em um dos testemunhos, o de Dom Fernández Artime, o superior dos salesianos assinala: “Sonho com que aqueles que nos vem possam dizer: como são felizes estes salesianos! E que nossa resposta possa ser: somos felizes porque o senhor enche nossa vida, porque nos sentimos amados por nossos irmãos, por nossa família, por tantos amigos e amigas que temos, e porque nos sentimos realizados oferecendo nossa vida aos jovens que o Senhor nos coloca no caminho”.
Entretanto Frei Michael Anthony Perry dos Franciscanos, conta: “Temos iniciado um caminho comum para redescobrir a essência de nossa vida, de nossa identidade e de nossa missão. Junto com a Terceira Ordem franciscana secular, estamos nos encontrando para conhecer-nos melhor. O ano de 2016 percorre também o oitavo centenário do perdão de Assis e se celebra o Jubileu da Misericórdia. É uma ocasião única (…) entre nós”.
Sobre esta publicação, também se dispôs um website que reúne trechos das conversas dos superiores religiosos. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário