Gaudium news > No Quênia se encontra a única paróquia do mundo erigida em um campo de refugiados

No Quênia se encontra a única paróquia do mundo erigida em um campo de refugiados

No Quênia se encontra a única paróquia do mundo erigida em um campo de refugiados.jpg

Nairobi – Quênia (Terça-feira, 26-01-2016, Gaudium Press) Sob o pertinente nome de A Santa Cruz, em Kakuma, condado de Turkana, Quênia, funciona a única paróquia do mundo erigida em um campo de refugiados. O campo, estabelecido desde 1991, recebe refugiados do Sudão do Sul, Sudão e Somália, assim como Etiópia, República Democrática do Congo, Ruanda e outros países.

A paróquia tem a difícil missão de servir a uma grande povoação de mais de 182 mil pessoas. “Somos dois sacerdotes aqui, e conseguir servir a todos os fiéis é um grande desafio”, comentou à Fides o Padre Agustine Kharmuti. Este sacerdote dirige o Instituto Técnico Dom Bosco local, no qual se administra a formação técnica profissional aos refugiados em campos como a carpintaria, eletricidade, soldadura, alfaiataria, desenho, mecânica, secretaria, informática e inglês.

Os sacerdotes missionários são apoiados apenas por três religiosas e dois catequistas, mas os frutos de seu trabalho são notáveis: “Formamos de 3.000 a 3.200 estudantes por ano e acolhemos de 500 a 600 fiéis em cada missa”, comentou o Padre Kharmuti.

O maior desafio atual da paróquia é o aumento da povoação no campo por causa dos conflitos no Sudão do Sul, o qual tem motivado aos religiosos solicitar ajuda à Igreja e aos organismos estatais para ampliar a convocatória de estudantes e os serviços pastorais. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas