Mensagem Papal para o 50° Dia Mundial das Comunicações Sociais: divulgada pela Sala Stampa
Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 22/01/2016, Gaudium Press) -A Sala de Imprensa da Santa Sé, publicou nesta sexta-feira, 22/01, a Mensagem do Papa para o 50° Dia Mundial das Comunicações Sociais.
O tema escolhido foi: “Comunicação e Misericórdia: um encontro fecundo”.
A Mensagem de Francisco recorda que o “Ano Santo da Misericórdia convida a refletir sobre a relação entre a comunicação e a misericórdia.
O Papa afirma que o amor, por sua natureza, é comunicação e não isolamento. Se o nosso coração e os nossos gestos forem animados pela caridade, pelo amor divino, a nossa comunicação será portadora da força de Deus.
“A linguagem e as ações da Igreja devem transmitir misericórdia, para tocar o coração das pessoas e sustentá-las no caminho rumo à plenitude da vida. Devemos acolher e irradiar o calor materno da Igreja para que Jesus seja conhecido e amado; aquele calor que dá substância às palavras da fé e acende, na pregação e no testemunho, a “centelha” vivificante”, escreve o Pontífice.
Para Francisco, a comunicação enriquece a sociedade.
E ele faz um, sobretudo aos que têm responsabilidades institucionais, políticas e de formação da opinião pública, para que sejam sempre vigilantes no modo de agir diante de quem pensa ou age de maneira diferente. É preciso coragem para orientar as pessoas diante de processos de reconciliação e soluções de conflitos por uma paz duradoura.
Somente as palavras pronunciadas com amor e acompanhadas pela mansidão e a misericórdia tocam os corações dos pecadores: a sociedade humana é como uma casa ou uma família, assim a compreende o Santo Padre.
O Papa lembra que, Comunicar significa partilhar e a partilha exige escuta, acolhimento proximidade.
Escutar nunca é fácil: significa prestar atenção, desejo de compreender, dar valor, respeitar a palavra alheia; é uma graça imensa e um dom.
Os e-mails, sms, redes sociais, chats não foram esquecidos por Francisco: elas podem ser formas de comunicação.
Para ele, as redes sociais também são capazes de favorecer as relações e promover o bem da sociedade, mas podem também levar a uma maior polarização e divisão entre as pessoas e os grupos.
Com a sua Mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais o Papa espera que o Ano Jubilar favoreça o encontro entre a comunicação e a misericórdia.
E isso só será possível e fecundo na medida em que puder gerar proximidade, cuidar, confortar, curar, acompanhar.
Em um mundo dividido, fragmentado, polarizado, comunicar com misericórdia significa contribuir para a boa, livre e solidária proximidade entre os filhos de Deus. (JSG)
Deixe seu comentário