Gaudium news > Cerimônia abre festividades dedicadas a Padroeiro da Cidade Maravilhosa

Cerimônia abre festividades dedicadas a Padroeiro da Cidade Maravilhosa

Rio de Janeiro (Quarta-feira, 20-01-2016, Gaudium Press) Com o propósito de abrir as comemorações da Festa de São Sebastião, o Santuário Basílica de São Sebastião (Igreja dos Capuchinhos) recebeu a Santa Missa em honra ao Padroeiro, presidida pelo Cardeal Arcebispo Orani João Tempesta.

Gaudium Press.jpg

Nesta quarta-feira, 20, a cerimônia foi ainda marcada pela assinatura da quinta Carta Pastoral de Dom Orani, intitulada “São Sebastião, Padroeiro do Rio”.

“Celebramos hoje a festa do padroeiro São Sebastião e recordamos sua vida, seu exemplo e seu testemunho. Nesses treze dias que pudemos ver as várias realidades do Rio, com a Trezena de São Sebastião, trazemos ao altar do Senhor todas as necessidades, pedidos e ações de graças. Necessidades que temos que ajudar a superar e a dar passos”, disse o purpurado.

O Cardeal desejou que “o dia de hoje seja um grande sinal para todos nós e que reconheçamos que a vida de São Sebastião nos traz todas as inspirações necessárias para este momento da história que nós vivemos na cidade, no país com a sua crise, e no mundo com os problemas de intolerâncias existentes hoje em dia”.

“São Sebastião viveu numa época em que ser cristão era proibido. Os primeiros tempos da Igreja são marcados pelos mártires e o nosso padroeiro é um deles. O exemplo deste Santo, sua vida, seus feitos e sua intercessão marcam essa cidade e todos aqueles que aqui nasceram, que para cá vieram, e aprendem a ter São Sebastião como alguém de casa, alguém próximo de nós que é exemplo no seguimento de Jesus, que procura testemunhar Jesus pela vida e também com o sacrifício da própria vida”, ressaltou.

Além disso, Dom Orani comentou a identidade do carioca, enaltecendo o fato de que todos aqueles que nascem na Cidade Maravilhosa são inspirados pela vida do Mártir Padroeiro.

“É preciso que mesmo diante das dificuldades e intolerâncias, nós, cristãos católicos, vivamos ainda mais a nossa Fé, de maneira especial neste Ano Santo da Misericórdia testemunhando em quem nós cremos. Crer em Cristo não retira de nós a nossa responsabilidade missionária e nos leva a realizar obras de misericórdia, contribuindo para a nossa cidade através do nosso testemunho, tendo conosco São Sebastião como exemplo e intercessor. Se de um lado somos chamados a testemunhar a nossa fé, do outro lado precisamos realizar o nosso serviço, a nossa missão de dar dignidade as pessoas. Esses dois aspectos presentes neste dia da festa de São Sebastião devemos colocar em prática no nosso dia-a-dia. Esses gestos simples e pequenos ajudam a curar as feridas das pessoas da nossa cidade. Que a festa de São Sebastião nos comprometa nisso… Viver a nossa fé e ajudar o nosso povo a superar as dificuldades, a falta de vida, levando a todos a misericórdia e a esperança que vem de Deus”. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese do Rio de Janeiro

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas