Santuário gaúcho acolhe translado da Imagem de Nossa Senhora dos Navegantes
Porto Alegre – Rio Grande do Sul (Terça-feira, 19-01-2016, Gaudium Press) A Arquidiocese de Porto Alegre celebra a 141ª edição da tradicional Festa dedicada à Nossa Senhora dos Navegantes.
Como de costume, na segunda metade do mês de janeiro, a Imagem da Virgem Santíssima será transladada pelos devotos de sua sede, na paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, com destino ao Santuário de Nossa Senhora do Rosário, local onde ocorre a preparação para o novenário até o dia 1º de fevereiro.
A irmandade de Nossa Senhora Navegantes, em comunhão com a Arquidiocese de Porto Alegre, festeja este momento, considerado a maior festa religiosa e popular da região gaúcha, chegando a reunir mais de 300 mil pessoas.
Festa de Nossa Senhora dos Navegantes
Patrimônio de Natureza Imaterial de Porto Alegre, a festividade é constituída, principalmente, pela preparação das homenagens a Nossa Senhora dos Navegantes, que chegam a despertar a emoção e a manifestação da Fé nos devotos mais fervorosos pela Virgem Santíssima.
A Festa de Navegantes conta, anualmente, com a participação de milhares de católicos vindos dos mais diversos lugares de Porto Alegre e de outros Estados brasileiros.
Logo no início de todo o mês de janeiro, os fiéis participam da visitação da Imagem Peregrina a várias comunidades da capital gaúcha.
Além da já tradicional procissão de translado da Imagem do Santuário de Nossa Senhora dos Navegante para o Santuário de Nossa Senhora do Rosário e da visitação dos fiéis ao Santuário de Nossa Senhora do Rosário, o período festivo também é marcado pela realização da novena, momento de reflexão e celebração em honra a Padroeira.
E em todo o dia 2 de fevereiro, a Festa de Navegantes é coroada com a extensa procissão pelas ruas de Porto Alegre, momento este em que ocorre o retorno da imagem da Virgem Maria do Santuário do Rosário para a sua casa, o Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes.
Chamada de “A Grande Festa da Fé”, a cerimônia mariana está entre os mais belos eventos religiosos e culturais do Sul do país, desde o mês de outubro de 2013. (LMI)
Deixe seu comentário