Bom Jesus dos Navegantes é reverenciado pelos fiéis de Belém do Pará
Belém – Pará (Quinta-feira, 14-01-2016, Gaudium Press) A tradicional Festividade em honra ao Bom Jesus dos Navegantes vem sendo realizada desde o dia 10 de janeiro pela Comunidade São João Batista localizada, em Vila do Conde, no município de Barcarena, no Pará.
Com a temática “Eucaristia, fonte de comunhão e partilha na Igreja missionária” e o lema “Eles O reconheceram no partir do pão” (Lc 24, 35), a festividade que se estende até 17 de janeiro começou a partir do Círio do Bom Jesus dos Navegantes, partindo com carreata logo pela manhã do município de Abaetetuba em direção a comunidade Cristo Rei. Lá, houve o início da procissão dos devotos.
Ao chegarem à comunidade, o público acompanhou a Santa Missa, presidida pelo Bispo de Abaetetuba, Dom José Maria Chaves.
Até este sábado, 16, os fiéis realizam a oração do Santo Terço da Misericórdia, sempre às 15h, seguido pelo Terço Mariano, às 18h.
Considerado o ponto alto da programação diária, a Santa Missa ocorre ao longo desses dias às 19h.
A partir desta quinta-feira, 14, ao sábado, 16, os fiéis terão a oportunidade de participar de momentos de Louvor, pregação e Adoração ao Santíssimo Sacramento, às 14h30.
Às 19h também haverá Santa Missa, organizada pelos grupos e movimentos que integram a comunidade.
E no dia festivo, 17 de janeiro, os fiéis celebram a Festa do Bom Jesus dos Navegantes, com uma programação especial, iniciando pelas 10h, com uma Missa Festiva que congregará a juventude.
No período vespertino, às 17h, uma grande procissão percorrerá as ruas da comunidade homenageando o Bom Jesus.
O pároco de São José Trabalhador, Padre Mariano Martinez, responsável pelos festejos em honra ao Padroeiro, Padre Mariano Martinez, afirmou que viver a cada ano a festa do Bom Jesus é visitar a história e a tradição da localidade.
“A cada celebração a comunidade se volta aos primórdios da evangelização dos jesuítas, nos tempos que muitas embarcações trafegavam por estas águas. Hoje muitas coisas mudaram, porém a festividade continua com o mesmo brilhantismo e é celebrada com alegria não só pelos moradores de Conde, como também pelas comunidades vizinhas e devotos de Abaetetuba”, disse. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações Fundação Nazaré de Comunicação
Deixe seu comentário