Gaudium news > Papa recebe Corpo Diplomático credenciado junto à Santa Sé

Papa recebe Corpo Diplomático credenciado junto à Santa Sé

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 12/01/82016, Gaudium Press) – Na segunda-feira, 11/01, o Papa Francisco iniciou sua semana recebendo os embaixadores acreditados junto à Santa Sé para as felicitações de Ano Novo.
O Papa recebeu os diplomatas na Sala Regia, no Vaticano. E, sem dúvida trata-se de uma Audiência com uma abrangência enorme, não só dentro do mundo diplomática, mas com um alcance política e social bem grande.
Francisco procurou ressaltar ao longo seu discurso os sinais positivos que, segundo a Santa Sé, caracterizaram 2015.

Corpo diplomático credenciado

Na Sala Régia, estavam presentes representantes de quase a unanimidade do Corpo Diplomático credenciado junto à Santa Sé.
É bom recordar que atualmente são 180 os Estados que mantêm relações diplomáticas com a Santa Sé. Mas a eles deve-se juntar também a União Europeia e a Soberana Ordem Militar de Malta, bem como a Missão Permanente do Estado da Palestina.

Quanto às Organizações Internacionais, recordasse que desde 4 de junho de 2015, a Santa Sé tornou-se Estado Observador Permanente da Comunidade Caribenha (CARICOM).

Chancelarias de Embaixadas com Roma

As Chancelarias de Embaixada com sede em Roma, incluídas as da União Europeia e da Soberana Ordem Militar de Malta, são 86, às quais somaram-se em 2015 as embaixadas de Belize, Burkina Faso e Guiné Equatorial.

Além dessas Chancelarias de Embaixadas, têm também sede em Roma a Missão do Estado da Palestina, os Escritórios da Liga dos Estados Árabes, da Organização Internacional para as Migrações e ainda do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.

Os Acordos da Santa Sé

A atuação diplomática da Santa Sé é imensa.
Talvez a influência diplomática dela esteja na razão inversa do tamanho do território que ela ocupa.

No ano de 2015 foram firmados quatro Acordos:
em 1º de abril, a Convenção entre a Santa Sé e o Governo da República italiana em matéria fiscal;
em 10 de junho, o Acordo entre a Santa Sé – também em nome e por conta do Estado da Cidade do Vaticano – e os Estados Unidos, para favorecer a observância, a nível internacional, das obrigações fiscais e implementar a Foreign Account Tax Compliance Act (FATCA);em 26 de junho, o Acordo global entre a Santa Sé e o Estado da Palestina; em 14 de agosto, o Acordo entre a Santa Sé e a República Democrática do Timor Leste sobre o Estatuto Jurídico da Igreja Católica no país. Em 22 de junho foi ratificado o Acordo entre a Santa Sé e a República do Chade sobre o Estatuto Jurídico da Igreja Católica, que havia sido firmado em 6 de novembro de 2013.

Em 10 de setembro foi assinado ainda um Memorandum de Intenção entre a Secretaria de Estado e o Ministério dos Assuntos Externos do Estado do Kwait sobre a realização de consultas bilaterais. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações RV)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas