Bispo abençoa o Presépio Monumento, em Salvador
Salvador – Bahia (Segunda-feira, 07-12-2015, Gaudium Press) Na Arquidiocese de Salvador, estiveram reunidos desde homens, mulheres e crianças de diversas paróquias e comunidades arquidiocesanas na Praça da Sé para presenciar o momento da benção concedida pelo do bispo auxiliar, Dom Estevam dos Santos Silva Filho, ao Presépio Monumento.
Em exposição até o dia 6 de janeiro, a cena que representa o nascimento do Menino Jesus é uma das ações da 5ª edição do projeto “Salvador, Cidade Natal do Brasil”.
A montagem do Presépio Monumento, segundo Dom Estevam, evidencia o desejo da Arquidiocese de Salvador de manifestar o mesmo desejo de São Francisco de Assis quando representou o nascimento de Jesus pela primeira vez.
“São Francisco teve essa ideia fabulosa: armar o presépio para apresentar ao mundo a grande mensagem: o Emanuel, o Deus, está conosco. Ele vive, Ele tem uma mensagem expressa numa pequena criança. Uma criança que traz alegria, que traz tantas possibilidades para uma família. Portanto, devido a essa criança, todos nós devemos nos envolver para criarmos assim uma família, uma cidade mais fraterna, mais justa”, disse.
No instante em que abençoava as imagens que compõem o presépio, o prelado atentou o público para a centralidade do Natal, que é a pessoa do Menino Jesus. Além disso, lembrou que a capital baiana é considerada um local privilegiado pelo fato de carregar consigo o nome de Salvador.
“Assim como os anjos apareceram e comunicaram a grande alegria: ‘nasceu o Salvador!’, aqui neste local possamos ter essa certeza que o Salvador escolheu esta cidade de São Salvador e o nosso coração mais uma vez para renascer e levar a mensagem de reconciliação ao mundo”, destacou Dom Estevam.
Após a benção, os participantes tiveram a oportunidade de conferir o Auto de Natal, que contou com a participação do grupo de Oração Pela Arte (OPA).
Dom Estevam ainda reforçou aos fiéis baianos que nunca devemos nos esquecer que cada pessoa pertence ao Senhor, uma vez que o nascimento de Jesus nos transmite o carinho especial e a misericórdia de Deus.
“A nossa Arquidiocese deseja que em todas as ruas, em todas as casas, em todos os lares, em todas as periferias possa chegar essa mensagem de Natal, que é uma mensagem de reconciliação. A nossa Arquidiocese deseja fazer um convite, por meio do presépio, a todas as famílias para uma cidade, um estado, um país e um mundo mais fraternos, onde a violência religiosa seja quebrada, onde os contra-testemunhos, como o da corrupção, da falta de compromisso com o outro possam ficar no passado. Que a exemplo de São Francisco de Assis possamos ter motivos para reconstruir a nossa história”, concluiu. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Salvador
Deixe seu comentário