Dom Taveira comenta preparativos para o Congresso Eucarístico Nacional
Belém – Pará (Segunda-feira, 23-11-2015, Gaudium Press) A 17ª edição do Congresso Eucarístico Nacional (CEN2016), que ocorre na capital Belém, em 2016, foi o tema de uma entrevista feita pelo portal A12 com o Arcebispo Metropolitano Dom Alberto Taveira.
Anfitrião do Congresso Eucarístico Nacional, a ser realizado entre os dias 15 e 21 de agosto do ano seguinte, com a temática “Eucaristia e Partilha na Amazônia Missionária” e lema “Eles o reconheceram no partir do Pão. (Cf. Lc 24, 35)”, Dom Taveira iniciou a sabatina comentando a preparação para o evento:
“Cada comissão é coordenada por um paroquiano/voluntário que tem suas funções específicas, como por exemplo, a comissão de Cultura que trata dos eventos culturais, que acontecerão antes e durante o Congresso; outro caso é o da comissão de hospedagem e acolhida que desenvolve captação de voluntários para Hospedagem Solidária e equipe de acolhimento aos congressistas. Cada comissão tem a responsabilidade de se organizar com voluntários para desenvolver as suas atividades”.
Quando perguntado a respeito de sua participação no CEN 2016, bem como a dos bispos do Brasil, o prelado afirmou se encontrar envolvido em todas as atividades do Congresso, como reuniões, divulgação, promoção e a participação em encontros diversos.
“Até o momento já contamos com 155 bispos confirmados, cinco Cardeais, Núncio Apostólico e o Legado Pontifício. Na chegada da grande festa eucarística todos os bispos participarão ativamente das celebrações principais (15, 19, 20 e 21 de agosto no Estádio do Mangueirão) e a chegada da procissão Fluvial no dia 16 de agosto, procissão com Santíssimo que partirá de Manaus rumo à Belém, passado por algumas dioceses e prelazias”, confirmou.
“Cada paróquia de nossa arquidiocese está se mobilizando para receber no mínimo um bispo do Brasil, os quais ali celebrarão a Santa Missa no sábado dia 21/08. Entre os dias 16 e 19/08 também teremos celebrações em diversos Ritos. Entre terça-feira (16) e domingo (21) contaremos com celebrações presididas pelos Cardeais, Núncio Apostólico e Legado Pontifício em nossa Catedral Metropolitana”, acrescentou.
Segundo Dom Taveira, “todos os Congressos são oportunidade única para a Diocese que o organiza, como ‘estação’ da Igreja Local, que convida todo o Brasil a participar. Preparar durante vários anos significa envolver todas as forças vivas da Igreja num grande mutirão de reflexão, oração e prática de vida de Igreja. E os resultados são muito positivos, pois cresce a vida eucarística e a participação na vida eclesial”.
Sobre a expectativa para o CEN 2016 em Belém, o Arcebispo ressaltou que o propósito maior da Igreja paraense é o de “tornar visível em todo o Brasil a força da Eucaristia e a ação missionária na Amazônia, de um povo de Fé que testemunha com sua cultura e maneira de ser uma Igreja viva no Norte do Brasil”.
“Em 2016 será celebrado o quarto centenário da cidade de Belém e do início da Evangelização da Amazônia. Completam-se ainda os 110 anos de elevação da então Diocese a Arquidiocese e Sede Metropolitana. A cidade de Belém comemora seu Quarto Centenário no dia 12 de janeiro. O XVII Congresso Eucarístico Nacional é preparado como uma Estação da Igreja de Belém, para a qual são convidadas todas as Circunscrições Eclesiásticas do Brasil. Cabe-nos uma grande responsabilidade, pois seremos a capital eucarística de nosso país, acolhendo pessoas de todas as regiões do Brasil. Nossa Igreja tem a tarefa de oferecer um testemunho vivo da fidelidade ao Senhor e de espírito eucarístico, pelo que devemos preparar bem os espaços, o coração e mais ainda, a vida cristã de nossas Comunidades de Igreja”, ressaltou. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações A12
Deixe seu comentário