Sacerdote exorta fiéis a não atendem chamadas telefônicas durante as Missas
Manila – Filipinas (Quarta-feira, 18-11-2015, Gaudium Press) O serviço informativo da Conferência de Bispos Católicos das Filipinas (CBCP News) publicou uma nota referindo a recente homilia do Superior do templo da Santa Cruz de Manila, Padre Mandy Napoles, que recordou aos fiéis a obrigação de cooperar com o clima de oração e sacralidade das celebrações litúrgicas, particularmente evitando a todo custo o uso do telefone celular durante as celebrações eucarísticas. O Padre Napoles fez uma alusão geral ao devido ambiente que se deve manter no lugar de culto. “O templo é o lugar que Deus habita em meio de seu povo e por isso deve ser respeitado”, disse.
Segundo a agência do episcopado, o sacerdote pediu “tolerância zero” com condutas como o responder chamadas telefônicas ou mensagens de texto durante a Missa. O presbítero solicitou aos leigos ajudar as pessoas a recordar que se deve guardar respeito da mesma forma como os filhos protegem a casa dos seus pais de pessoas mal intencionadas.
Para argumentar sua recomendação, o Padre Napoles recordou a “Santa Ira” de Jesus Cristo quando encontrou o Templo de Deus convertido em um mercado. De maneira análoga, o sacerdote explicou que as faltas de respeito dos presentes em um templo católico devem inspirar nos fiéis uma adequada advertência que comunique aos demais sobre o caráter sagrado do recinto.
O sacerdote inclusive autorizou aos fiéis a chamar a atenção dos que obram inadequadamente dentro do templo. A igreja, concluiu, “é o lugar que Deus habita em meio de seu povo. Mostremos respeito por Deus”. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário