Sacerdote brasileiro é um dos vencedores do Prêmio Ratzinger 2015
Brasília (Terça-feira, 17-11-2015, Gaudium Press) Um dos dois vencedores do Prêmio Ratzinger 2015, concedido pela Fundação Joseph Ratzinger, foi um sacerdote brasileiro. Trata-se do teólogo Padre Mario de França Miranda, doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.
Os vencedores da premiação, que será entregue neste sábado, 21, haviam sido anunciados nesta segunda-feira, 16, pela Fundação. Além do Padre Mario, o teólogo libanês Nabil el-Khoury também será congratulado.
Em coletiva realizada pela manhã, durante o anúncio do prêmio, um dos membros do Comitê Científico da Fundação e Secretário da Congregação para a Doutrina da Fé, Dom Luis Francisco Ladaria Ferrer, afirmou que “com essa escolha, a Fundação alarga por assim dizer ainda mais seus horizontes. De fato, desde o primeiro momento os Prêmios Ratzinger foram concedidos a teólogos de diversas nacionalidades (…) e a representantes de outras confissões cristãs”.
Em seguida, Dom Ladaria informou que ambos os premiados são católicos, contudo, pertencem a realidades distintas, sendo que um se encontra na América Latina, e o outro, no lado oriental católico.
Além disso, observou que os dois se aproximaram aos pensamentos, bem como aos ensinamentos de Joseph Ratzinger, o Papa Emérito Bento XVI.
Doutor em Teologia pela instituição em Roma, o Padre Mario também está voltado aos novos desafios teológicos dos últimos tempos, tendo sido autor de 14 livros e centenas de artigos referentes aos seus estudos.
Atualmente, é membro dos conselhos de redação de diversas revistas e já colaborou com o trabalho tanto da Conferência Episcopal do Brasil e com o Celam.
Ao longo de dez anos foi membro da Comissão Teológica Internacional, na época em que o então Cardeal Ratzinger era o presidente e Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações Canção Nova
Deixe seu comentário