Gaudium news > Superintendente de escolas católicas de Chicago enfatiza fidelidade e identidade

Superintendente de escolas católicas de Chicago enfatiza fidelidade e identidade

Chicago – Estados Unidos (Segunda-feira, 16-11-2015, Gaudium Press) O novo Superintendente de Escolas Católicas de Chicago, Estados Unidos, doutor Jim Rigg, foi nomeado recentemente pelo Arcebispo local, Dom Blase Cupich, e começou suas atividades na Arquidiocese no mês de outubro. Em uma entrevista ao informativo The Cardinal Newman Society, o superintendente indicou que a identidade católica fiel é o elemento mais importante de qualquer escola católica e deve receber a mais alta prioridade.

Superintendente de escolas católicas de Chicago enfatiza fidelidade e identidade.jpg

“Nossas crianças estão crescendo em um mundo que cada vez mais está cheio de mensagens confusas e conflitivas”, explicou o Dr. Rigg. “As escolas católicas proveem a cada estudante com um fundo moral, um fundamento que os guiará no amor e no serviço aos outros”. Por este motivo o superintendente considera as escolas católicas um “ministério vital” da Igreja.

De maneira coerente com esta interpretação, o funcionário se propõem a guiar as escolas católicas locais, que “deveriam focar com esforço sobre sua identidade católica e em como todas as matérias podem ser vistas através da lente católica”. O Dr. Rigg já cumpriu esta mesma função de superintendência na Arquidiocese de Cincinnati desde o ano 2010 até 2015, trabalho que foi destacado pelo Arcebispo, Dom Dennis Schnurr. O prelado descreveu em um comunicado a “liderança dinâmica que tem tido um impacto profundamente positivo na qualidade da vitalidade e da identidade católica de nossas escolas”.

O desafio da Arquidiocese de Chicago

O agora superintendente de Chicago afirmou que este êxito obtido na Arquidiocese de Cincinnati obedece a um plano estratégico desenvolvido junto ao Arcebispo que recebeu o título de “Iluminando o Caminho”. O programa aplicado fomentou a identidade católica, as iniciativas acadêmicas, os esforços de treinamento em liderança, a inovação nos modelos financeiros e o governo, e esforços de mercado para chegar a novas povoações em expansão. Esta experiência é a que pretende ser reproduzida em Chicago.

A Arquidiocese de Chicago tem o maior sistema de escolas privadas dos Estados Unidos, o qual serve a mais de 183 mil estudantes. No entanto, nos últimos anos se registrou um decrescimento e desde 2011 a Arquidiocese teve que fechar 25 de suas escolas católicas. A resposta do Dr. Rigg a esta situação é propor uma renovação do apostolado nas mesmas. “Nosso plano deve orientar firmemente as nossas escolas em sua missão de evangelizar”, indicou, fomentando “um encontro direto e pessoal entre cada um dos nossos estudantes e Jesus Cristo”.

Além do trabalho profundo no fundo espiritual que anima a escola católica se farão esforços para que as instituições da Igreja sejam “disponíveis, acessíveis e a preços baixos para famílias com dificuldades”. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas