Sacerdote nas Filipinas exorta aos fiéis a manterem o respeito nos templos
Manila – Filipinas (Sexta-feira, 13-11-2015, Gaudium Press) Um chamado ao devido respeito e uma atitude coerente com o caráter sagrado dos templos foi destacado pela CBCP News, o serviço informativo da Conferência de Bispos Católicos das Filipinas. A homilia, pronunciada pelo Superior do templo da Santa Cruz de Manila, Padre Mandy Napoles, recordou aos fiéis seu dever de cooperação com o clima de oração e sacralidade das celebrações litúrgicas e, em geral, com o ambiente próprio do lugar de culto.
Segundo a agência, o sacerdote pediu “tolerância zero” com condutas como o atender chamadas telefônicas ou responder mensagens de texto durante a Missa. O presbítero solicitou aos leigos ajudarem as pessoas a recordar que se deve guardar respeito da mesma forma como os filhos protegem a cada dos seus pais de pessoas mal intencionadas.
Para argumentar sua recomendação, o Padre Napoles recordou a “santa ira” de Jesus Cristo quando encontrou o Templo de Deus convertido em um mercado. De uma maneira análoga, o sacerdote explicou que as faltas de respeito dos presentes em um templo católico devem inspirar nos fiéis uma “reta ira” que comunique aos demais sobre o caráter sagrado do recinto.
Finalmente, o sacerdote pediu aos presentes cuidar das suas próprias ações para manter o respeito devido e inclusive os autorizou a chamar a atenção dos que obram inadequadamente dentro do templo. A igreja, concluiu, “é o lugar que Deus habita em meio de seu povo. Mostremos respeito por Deus”. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário