Em Missa por Bispos falecidos, Papa recomenda: Sejamos servidores, não funcionários
Cidade do Vaticano – (Quarta-feira, 04/11/2015, Gaudium Press) – Por ocasião das comemorações do Dia de Finados, o Papa Francisco presidiu Missa em sufrágio das almas dos cardeais e bispos falecidos no último ano.
A cerimônia foi realizada na Basílica de São Pedro em um clima de grande solenidade.
Em sua homilia, Francisco recordou todos os falecidos, afirmando que eles amaram a Igreja e foram bons servidores:
“Voltemos nossos olhares para trás, com gratidão por estes sagrados ministros. Como indica a palavra, que faz referência à ação de administrar, de servir.
Enquanto pedimos aqui a recompensa para eles por serem “servos bons e fiéis”, estamos chamados a renovar nossa escolha de servir à Igreja”.
O Papa centralizou sua homilia recordando como os cristãos afrontam a morte. Ele disse que ainda que possa parecer um caminho escuro e angustioso, Cristo com sua morte e ressurreição abriu um caminho novo.
“Este estilo de Deus, que nos salva servindo-nos, aniquilando-se, tem muito que ensinar-nos. Nós esperaríamos uma vitória divina triunfante; pelo contrário, Jesus nos mostra uma vitória humilde.
Levantado sobre a Cruz, deixa que o mal e a morte caiam sobre Ele, enquanto continua amando.
Para nós é difícil aceitar esta realidade. É um mistério, mas o segredo deste mistério, desta extraordinária humildade está por completo na força do amor”.
Francisco acrescentou que graças ao sacrifício de Cristo, as pessoas podem afrontar a vida e a morte de um modo diferente:
“Que seja suficiente para nossa vida a Páscoa do Senhor, para estarmos livres das preocupações das coisas efêmeras, que passam e se desvanecem em nada.
Que nos baste Ele, em quem estão a vida, a salvação, a ressurreição e a alegria. Então, seremos servos segundo Seu coração: não funcionários que prestam serviço, mas filhos que dão a vida pelo mundo”.
Por último, o Papa ainda disse que, para o mundo, quem serve parece um perdedor, na realidade, quem perde sua vida é quem a encontra. (JSG)
(Da Redação Gaudium Press, com informações RomeReports.)
Deixe seu comentário